quarta-feira, 1 de junho de 2011

Boeuf Bourguignon Para o Dia dos Namorados



Como junho já começou e o dia dos namorados agora está próximo, comecei a procurar e testar receitas para um caprichado jantar de namorados. Pensei em fazer um peixe, especialmente bacalhau, pois já tenho um na minha geladeira (e o maridón adora peixes e afins, rsrs). Mas, como a carne que nos caberia comer hoje era músculo (pois foi o que o marido tirou do congelador anteontem), resolvi testar a receita do boeuf bourguignon do chef Olivier Anquier. Porém, fiz algumas modificações no texto da receita porque o original estava confuso (muito provavelmente, não por culpa do chef, claro). Só para constar, este prato, de origem humilde - um "simples picadinho de carne", cozido em vinho - resulta muito saboroso e sofisticado, sendo um clássico da cozinha francesa. 

(mais sugestões relativas ao dia dos namorados aqui e aqui)

Boeuf Bourguignon
(adaptação da receita de Olivier Anquier)

Ingredientes

1 kg de coxão mole, alcatra ou músculo cortado em cubos de uns três centímetros (usei músculo)

150g de bacon (usei 100g)
2 cenouras descascadas e fatiadas
1 cebola grande descascada e picada 
1 garrafa de vinho tinto seco
 Ramos de alecrim e tomilho  
 1 folha de louro
 1 talo de alho poró picado (usei duas colheres de sopa)
 1 talo de salsão Picado (usei duas colheres  de sopa)
 1 anis estrelado (não usei)
 1 dente de alho picado (usei dois dentes grandes socados)
 12 echalotes (cebolas pequenas) descascadas (usei cebolinhas em conserva)
 200 g de champignons de Paris frescos (usei em conserva)
 1 tablete de caldo de carne (não usei, mas ajustei o sal da carne)
 ½ xícara de chá de água
 40 g de manteiga
óleo de cozinha suficiente (duas ou três colheres de sopa)
 Açúcar (1 colher de sopa), sal (se necessário), e pimenta a gosto

(acréscimo meu, poque fazem parte da receita clássica, mas estavam ausentes dessa: duas colheres de sopa rasas de farinha de trigo diluídas na  meia xícara de água e duas colheres de sopa de extrato de tomate; também acrescentei cheiro verde picado, depois de a carne estar pronta!) 

Preparo

• Na véspera: em um recipiente grande, tempere a carne com alho e sal.  Faça uma marinada assim: junte a carne com a  cebola grande picada, o alho poró, o salsão,  o  anis estrelado, o tomilho e o alecrim e um pouco do vinho). Nota: muitas receitas não indicam a marinada, apenas que se tempere a carne com antecedência; faça isso se preferir, adicionando as ervas (a cebola) e o vinho - posteriormente - à carne já frita. É mais simples e não altera o resultado final. 
• Deixe a marinada descansar na geladeira de um dia para o outro;
• No dia seguinte, separe a carne da marinada e esprema-a bem para escorrer o líquido no qual estava imersa, mas reserve a marinada (pode-se usar um pano ou uma peneira grande para isso); ponha a carne de lado e a marinada em separado. Se você apenas temperou a carne, não precisará seguir este passo, naturalmente. 
• Em uma panela, frite o bacon em óleo misturado com a manteiga, até que doure. Retire-o da panela e reserve;
• Na mesma panela. aproveitando a gordura do bacon, frite a carne reservada, aos poucos- passando os pedaço fritos para uma outra vasilha, até que todos os pedaços fiquem dourados (eu costumo acrescentar o açúcar na gordura quente, antes de por a carne nela, porque o açúcar ajuda a dourar a carne mais depressa). Volte a carne para a panela, com a marinada. Acrescente o restante do vinho, o bacon frito, o alecrim, o tomilho, o caldo de carne, o extrato de tomate, a farinha de trigo diluída,  e o anis estrelado (e a cebola, caso apenas tenha temperado a carne). Feche a panela e deixe que a carne cozinhe até quase chegar ao ponto; demora umas duas horas (eu faço isso em panela de pressão e a carne demora uns 20 - 25 minutos para ficar bem macia). Oito ou dez minutos  minutos antes do término dos 25 minutos, abro a panela - tem que tirar o vapor antes, claro - e acrescento a cenoura, as cebolinhas e os cogumelos, que necessitam de menos tempo para cozinhar e ficar 'al dente'  (você pode verificar o cozimento antes desse tempo, para que a carne não cozinhe em excesso e tampouco os vegetais; se os vegetais cozinharem antes da carne, tire os da panela e volte a carne ao fogo, juntando tudo no fim do cozimento). Desfrute!
 


Ah, os coraçõezinhos com a declaração de amor foram feitos com duas dessas caixinhas de colocar docinhos, que teve dois lados cortados, conforme as fotos abaixo. 



48 comentários:

Dri Dauzacker disse...

Marly querida,
Que belo prato!!! Vc sabe que desde que assiti o filme Julie and Julia tenho vontade de faze-lo, mas nunca me arrisquei! Vc atiçou minha vontade...rss
Bjim

Dri Dauzacker disse...

Ahhh, a mesa ficou linda!!! Arrasou!

Marta Benicá disse...

Ótima sugestão, adorei.Tenha uma ótima noite. Um abraço, Marta.

Fabiana disse...

Marly,
Eu também fiquei morrendo de vontade de fazer, depois que vi o filme kkkkkk, mas era tão elaborado para a minha cabecinha, que eu desiste.
mas li atentamente a sua receita e achei muito mais fácil de fazer.
E ele ficou lindo!
Alias, tudo lindo!
E feito com muito amor...
beijos

Carla disse...

Marly, que maravilha! Não só a receita é caprichadíssima, o visual é incrível, mas também a mesa ficou um arraso! Nossa! Sentada a uma mesa assim, qualquer um come um tantinho mais. hahaha! Não é para menos. Tudo está tão caprichado, pensado nos mínimos detalhes! Poxa, parabéns! Se o ensaio para o dia dos namorados já está assim, imagino no dia mesmo. Aliás, nem imagino! Estou doidinha para ver. hehehehe!

Parabéns e, olha, a receita já está aqui guardadinha. Não vai ser para o dia dos namorados nem nada assim, certamente não para uma mesa tão linda, mas... hmmmm... dia desses tento e faço-a aqui.

Anônimo disse...

Bellisima mesa para un día tan romántico, y la receta ummmmmmmm! sabe tan bien. Feliz día!

Cidália disse...

Eu morro de vontade de experimentar esse prato.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Já que eu não sou muito fã de carne de vaca/boi, eu venho dizer apenas que adorei a decoração de mesa. Que charme, que encanto, que amor... tudo simples, como o amor deve ser ;)

Andréa Santana disse...

MARLY QUERIDA!
QUE LINDAS IMAGENS , UMA MARAVILHOSA RECEITA, TUDO PERFEITO, COMO SEMPRE VC ARRASA!

BJS......

Dani Hoffmam disse...

Marly, que mesa linda e que prato apetitoso!

Ficou tudo perfeito!

Bjos,
Dani

Simone Scharamm disse...

OI, querida,
Mesa perfeita, comidinha maravilhosa!!! Tenho vontade de testar essa receita desde que eu vi o filme,rsrs!
Amei a ideia do coração feito com a caixinha de doce!
Um beijo!

tatiane disse...

Tenho a maior curiosidade de experimentar este prato, parece delicioso! Ficou muito bonita a apresentação da mesa!
beijos

FLAVIA CRISTINA C. disse...

OI MARLY, QUE LINDO ESSE BOEUF , MUITO ROMÂNTICO, AMEI A DECORAÇÃO. BEIJOCAS E ÓTIMA TARDE...

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia e que bela arrumação, ficou lindo!!!

Bjs...

sadhia disse...

amiga que delicia de receita amei viu ....adoro essa receitas francesas
bjocas
sadhia

Sara Ramos disse...

prato maravilhoso e fotos lindas.

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Não tenho podido comentar em Blog algum... aqui consegui...
Vejo com bons olhos uma bela mesa adornada... se há amor repartido mais fica linda...
Bjs fraternais

Richie disse...

Oi Marly, qto tempo!
Vim guiado pelo aroma do bourguignon! Adoro fazer em casa, pelo tempo longo de preparo, que lembra um ritual, mas acabo fazendo raramente, tb pelo tempo. A sua receita é mais pratica, vou tentar no proximo fds que estiver frio, pedindo cozido quente!

bjo

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Esse prato deve ser delicioso. Gostei da sugestão.
E a mesa está linda. Que capricho!
Beijo.

Paula Pacheco disse...

Oi amiga, essa receita esta na lista faz tempo, desde o livro de comidas francesas, desde o filme Julie e Julia, desde Olivier Anquier, e agora desde você...tenho que fazer, e que mesas lindas, bem no capricho.
bjooo
Paula

Renata disse...

Marly querida, amei a mesa que você montou! E, acredite, estava pensando justamente em repetir essa receita para o dia dos namorados, já que meu marido gostou tanto! Adorei a sugestão!

Beijo grande!

Unknown disse...

Que fotos lindas e o prato deve estar divino!!
Beijos e ótimo final de semana!!
Bela

Unknown disse...

Excelente sugestao para o dia dos namorados...adorei a apresentação e por certo o sabor deve ser uma maravilha...parabens..a mesa ficou muito bela..adorei a decoraçao!

Bel Alves disse...

Apetitoso está...a mesa está dos céus!!!Sem crianças a luz de velas.uauuuuuu
paz e bem

Talita disse...

Hummmm... QUe delícia, MArly. Bem comfort food mesmo, né? Amei a sugestão!
Linda a delicadeza da decoração!

Beijos

Josy disse...

Marly, voltei, minha ausência foi rapidinha, graças a Deus meu note não teve problemas mais sérios, mas senti falta, 1 dia sómente e senti falta hehe Vamos falar da sua receita. Primeiro dessa carne, que delicia hem, já tinha ouvido muito falar nesse prato, e não sabia que era assim, pensei que fosse mais dificil. Adorei essa receita deve ter ficado espetacular. Agora sua apresentação está maravilhosa, o capricho, os detalhes, tudo perfeitinho, a mesa está linda e a dica do coraçãozinho de papel amei. Parabéns. Muito bom gosto...Excelente final de semana querida...bjokas

CRIKA disse...

Olá!!! Eu também estou procurando receitas para o dia dos namorados, pois apesar de adorar comemorar essa data, sair para comer fora se torna quase impossível aqui em Sampa, tudo muito lotado!!! Penso também que é muito romântico,fazer um jantar em casa, com a ajuda do gato, saboreando um bom vinho, ouvindo boa música, não tem nada melhor, também penso em fazer um peixe, optei pelo abadejo ao molho de alcaparras, vamos ver se consigo pois não sou muito boa com peixes...Adorei a sua receita, e a mesa está linda!!! Bjks

Simone Scharamm disse...

Oi, Marly,
Vim desejar uma ótima semana pra você!
Beijinhos!

Catarina Collins disse...

Marly,
Ai que delicia que ficou esse boeuf bourguignon... Esta com um aspecto fabuloso : ) Amei a receitinha.

Beijinhos

Ana Paula Lazzarotto disse...

Oi, Marly

Quase, quase...o chute tá no caminho...Bjs.

Rachel disse...

Que estranho, podia jurar que já tinha comentado nessa postagem???, sei lá....mas enfim,

Amiga Marly, esse pratinho é dos deuses, já fiz aqui da maneira tradicional...todo aquele tempo.
Essa sua receita é bem mais descomplicada e já está anotada para ser testada aqui nesse fim de semana, o tempinho frio está pedindo, né...acompanhada de um bom vinho...hummmmm?!
Depois te conto, ok?!
Bjuss!!!

Criações da marcia disse...

Amei seu blog, obrigada pela visitinha.

RetroMomentos disse...

Oie, vim agradecer e retribuir sua visita no RetroMomentos!!! Adorei seu blog! Bjusss

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Nome chiquérrimo do prato!
Abraços.

Silmara
casaefogao.blogspot.com
fundoseatelie.blogspot.com

angela disse...

marravilhosa mesa,maravilhoso prato, bjs

Sylvia disse...

Eu fiz, mas bem mais simplificado. O que posso te disser é que o aroma na cozinha é demais.Bela sugestão.Eu aqui faco um jantarzinho em casa, pois aqui e no dia 24 de fevereiro dia de Sao Valentim, mas para mim sempre será 12 de junho Dia de santo Antonio ;)Beijos

c r i s disse...

Marly, você não vai acreditar, mas estava pensando em vc, quando vi seu comentário, aí vim correndo dizer um olá...esteve meio complicado o blog por estes tempos, mas acho que agora normalizou...

Coincidência ou não, caí bem neste post delicioso, assim como todo mundo caí nas memórias de Julie and Julia e claro que já anotei a receita para tentar em casa...que bom estar de volta!! Bjo grande!!

c r i s disse...

Ah outra coisa, concordo com vc, a Sam é um doce e super charmosa!!

Judy disse...

Perfeito!!!
Um dia dos namorados pra lá de bom para você.
Obrigada pela sugestão.

Abraço carinhoso,

Fla disse...

Ai que tudo de lindo!
Adorei a decoração e claro, o prato!
Beijos

Josy disse...

Marly querida só agora deu pra vir aqui falar com vc, escuta estava lendo seu comentário sobre o trojan que não quer sair do seu computador, isso é muito chato mesmo, uma vez aconteceu comigo isso, mas em outro computador, um antigo e o rapaz que veio aqui arrumá-lo, formatou e restaurou o computador no seu estado anterior, ou seja ele ficou como se nunca tivesse sido usado, foi assim que ele conseguiu eliminar o tal vírus, eu não entendo nada disso, mas vê se ele fez isso, provavelmente deve ter feito, mesmo por que deve ser profissional no assunto, mas mesmo assim dá uma perguntada, quem sabe né..Bjos

Tays Rocha disse...

Amiga, faço muito isso, adaptações. E é dessa forma que novas receitas e sabores acabam surgindo, meu marido é muito chato prá comer, sempre tenho que mexer na receita ou fazer porções separadinhas. Esse prato está com uma apresentação linda, convidativo. E adorei o coraçãozinho, uso muito no scrap, como alternativa prá alunas que não tem furador.

Beijocas ♥

www.sosimplesassim.com.br disse...

Irresistível,Marly!
Bj,
Lylia

Josy disse...

Oi Marly querida desculpe, acabei chegando agorinha e vi que realmente esqueci de colocar a quantidade de manteiga, vai 200 grs amiga, como disse é bem calórica. Obrigada pelo aviso...bjos gdes

Renata disse...

Oi Marly, sabe que minha filha se aventurou a fazer esta receita do Olivier há uns meses atrás (ela é fã dele, e eu também rsrs) e ela adorou, pena eu não estar aí no Brasil para provar. Mas certamente já está na minha lista! Parece muito apetitoso!

Susi disse...

Marly, que cara boa esse prato.
To atras do suspiro novamente.
bj

•♥ Sra. N ♥• disse...

Nunca fiz, mas é um clássico né? lembro do filme e do Livro de Julie e Julia com ela.

Bruna Leite disse...

Boeuf Bourguignon é a cara do Dia dos Namorados, adorei! Se bem que sou suspeita, é o meu prato favorito! Adorei seu blog e já virei seguidora! beijos

Pin It button on image hover