terça-feira, 26 de julho de 2011

Macarons? Oui, c'est si bon!






Nessas alturas, todos que tentaram fazer estes docinhos deliciosos já perceberam que eles são caprichosos e temperamentais, como uma prima donna. Eu, naturalmente, também já tive a minha dose de insucessos, sobretudo no que se refere a ver uma grande parte das conchinhas racharem no forno, mesmo depois de seguir minuciosamente todas as indicações das receitas. Mas, aí eu descobri esta receita abaixo, no site 'Call me Cupcake', e o diferencial dela é que são fornecidas algumas dicas despretensiosas e quase casuais que, no entanto, determinaram o sucesso (para mim, pelo menos, rsrs). Então eu resolvi compartilhá-la com a blogosfera de língua portuguesa. As palavras abaixo são da dona do blog mencionado. As minhas observações estão entre parênteses.
 
Mais macarons aqui!
 
 
Macarons

faz 35-40 macarons inteiros (as duas conchinhas unidas)

xícara = 240 ml

Igredientes:

-100g (1 + 1 / 8 xícara) de amêndoas moídas (certifique-se de moer mais de 100 gramas / mais de 1 +1 /8 xícara)

-100-110g de claras de ovos (3 / 8 de xícara)/ cerca de 3 claras, postas à temperatura ambiente -  cobertas com filme aderente - 24 horas antes (minhas claras pesaram 100g).

-200g (1+ 1 / 2 xícara) de açúcar de confeiteiro (usei Glaçúcar)

-4 Colheres de sopa (cerca de 45g) de açúcar granulado comum

Preparo:

1 - Moa as amêndoas (sem pele) em um processador de alimentos. Peneire-as para se livrar de todos os pedaços grandes ou protuberâncias (aqueles pedacinhos que não passaram pela peneira, mesmo depois da segunda moagem, eu separei para usar em outra receita com amêndoas moídas. Isto, obviamente, reduziu o peso inicial das amêndoas, mas prossegui assim mesmo, rsrs.).

2 - * Misture o açúcar de confeiteiro com as amêndoas em um processador de alimentos (veja a explicação do asterisco abaixo). E, em uma tigela grande, bata as claras com um fouet ou na batedeira (aconselho a batedeira). Quando as claras começarem a espumar, adicione o açúcar granulado, uma colher de cada vez, e continue batendo até que a mistura fique brilhante e dura. Você deve ser capaz de segurar a tigela de cabeça para baixo, sem que o merengue deslize para fora (assim que isso acontecer está bom, não precisa bater demais).

3 – Junte a mistura seca ao merengue, usando uma espátula. Adicione o corante, se desejar e misture até ficar tudo bem homogeneizado. A mistura deve fluir como uma fita, quando você segurar a espátula. Mas não mexa demais! Se você quiser testar se a massa está com boa consistência, apenas ponha uma pequena porção dela em um pedaço de papel manteiga. Se a porção lentamente achatar, está no ponto! Se não, basta misturar novamente com a espátula. Em minha opinião, uma massa ligeiramente pouco misturada é melhor do que uma super misturada.

Se você quiser colorir os seus macarons, geralmente é melhor usar corante em pó, ou pastoso. Se você, como eu, têm dificuldade para preencher um saco de confeitar com apenas duas mãos, coloque o seu saco em um copo alto ou numa jarra.

4 – Faça as bolinhas numa assadeira forrada com papel manteiga. Geralmente eu completo duas assadeiras. Lembre-se que as conchas vão "achatar", por isso não as faça muito grandes, 2,5 ou 3 centímetros é suficiente. Ponha as assadeiras de lado, por 60 minutos, para que as conchinhas adquiram uma pele seca.

5 - Aqueça o forno a 150 °C (300 graus F). Asse as conchinhas por 10-12 minutos, no meio do forno. Atente para os últimos minutos pois os macarrons escurecem facilmente. Você pode testar se eles já estão prontos tocando numa casquinha. Se o dedo perceber uma oscilação ainda não estão prontos.

Deixe as conchinhas esfriarem completamente, antes de removê-las da assadeira. Se você tiver problemas para removê-las do papel, coloque a assadeira novamente no forno, por alguns minutos. Os recheios ficarão à sua escolha (recheei os meus com Nuttela e ficaram ótimos. Outros dois recheios muito usados são ganache, e buttercream).

6 - Se você quiser fazer conchas de chocolate, basta substituir 15 gramas do açúcar de confeiteiro por cacau em pó, o que significa que a sua receita ficará assim: 185g de açúcar de confeiteiro + 15g de cacau em pó (* usei chocolate em pó e misturei os dois, passando-os por peneira, antes mesmo de misturar, no processador, o açúcar de condeiteiro com as amêndoas moídas; neste passo eu misturei o açúcar de confeiteiro com o chocolate em pó com as amêndoas moídas). Macarons de chocolate geralmente precisam ser assados por mais alguns minutos, cerca de 14-15 minutos no total.

...............................................................................................................................

Aviso: Até 5ª feira à tarde estarei por aqui, visitando os blogs e tals, depois, até o fim da semana, deverei me ausentar, para resolver algumas pendências que surgiram nos horizontes, nesses últimos dias.

39 comentários:

Diana disse...

Tenho vontade de experimentar. Mais como você disse muits pessoas penam. Com essas dicas vou me arriscar
bjos

Raquel Alabaça disse...

Já comia um! Estão mesmo gordinhos e apetitosos.

Bjs

Elen disse...

Ai que vontade que deu....
parecem deliciosos.
Na cidade onde moro, o povo nem sabe q isso existe... rs

abraços cheirosos

Marina Mott disse...

Uh lá lá!! Très chic!! Ficaram lindos!! Um beijo!

Anônimo disse...

Amei seu blog com receitas deliciosas, umas para o dia a dia e outras para ocasioes especias,depende de cada um! Obrigada por compartilhar tudo e sei como da trabalho, parabens por tudo.
Meu email : ceves2001@yahoo.com.br
Meu nome e Cecilia.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Acho os macarons um charme total, principalmente quando, em cores variadas, estão numa vitrine de confeitaria. Parecem jóias.
Preciso toma coragem para fazê-los.
Beijo.

tatiane disse...

Macarons pra mim estão no olimpo da confeitaria! Ainda não me arrisquei fazer, tenho todo o "aparato técnico" só falta coragem e resignação para os fracassos.
Gostei muito das dicas, já vi receitas com merengue italiano, mas só testando pra saber qual se adequa mais à pessoa que prepara...
beijos

Laura Lucia disse...

Marly,
Você é realmente persistente quando deseja fazer uma receita: faz, erra, procura dicas, faz de novo... Acho esta qualidade fantástica, e mais fabulosa ainda é sua generosidade em dividir com a gente os seus sucessos.
Parabéns!Obrigada, amiga, pela ótima receita e por sua dicas.

Grata também pela sua visita ao blog e pelo comentário amável que lá deixou.

Beijo afetuoso, Laura Lucia

Lina disse...

Olá, Marly!Os teus macarons estão lindos!Que preciosa receita e valiosas dicas compartilhas connosco!Muito obrigada!
Beijinhos

Josy disse...

Marly querida, ficaram lindos seus macarons, esta é uma receita que nem me arrisco a fazer, pois se vc que é ótima nas confecções delicadas como esta, e tem as mãos de fada como tem, já foi dificil, imagine eu. Dificil ou não, o fato é que eu não duvidaria nenhum pouco que vc seria persistente e iria conseguir a fazer os macarons tão perfeitos como os seus ficaram. Parabéns amiga...beijinhos

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Q delícia, Marly!!!Macarons são tudo de bom...mas dizem que são bem temperamentais né... Vou guardar essa receita para arriscar fazer depois!!! bjinhos!!!

Renata disse...

Marly, Ficaram PERFEITOS!! Acho que eu sou a única blogueira de comida que ainda não se aventurou a fazer macaron, apesar de ter sido sorteada com um livrinho especifico para isso rsrs. Acho que é porque falam tanto que os macarons são "de lua" que não me animo. Mas.... com todos estes detalhes que vc forneceu e tendo sido "aprovado" por vc, já fiquei animadinha :)

Milla Pereira disse...

Marly, vim conhecer teu blog e estou desesperada, com água na boca (estou de regime, ai!) Já sou seguidora e voltarei sempre. Muito prazer, bjks

Bruna Leite disse...

Nossa, ficaram lindos e perfeitos! Sempre me desanimava em pensar no trabalhão, seguido de um possível desastre, mas agora com os seus, estou mudando de ideia! rs vou tentar! beijos

Cristina disse...

Nunca me arrisquei à fazer...creio que agora será possível! os seus ficaram lindos!!
Tbm quero te agradecer pela visita lá no aboboramenina, volte sempre!!
Bjs

angela disse...

adorei as dicas precisas, mas ainda não me atrevi a fazer um destes. ficaram lindos. bjs

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!
Fiquei atentada a fazer,vou criar coragem.E fazer mais uma vez.
Bjus da sempre amiga Normita.

Sara Ramos disse...

Ficou perfeitinho. Bjs

Unknown disse...

Obrigado pela visista.teu blog está cada vez mais completo.Prabéns.

ameixa seca disse...

Nunca tentei fazer porque o meu forno não dá pra regular a temperatura. Ficaram lindos os teus :) Eu adoro macarons!

Simone Scharamm disse...

Oi, amiga,
Já vi que você está numa fase "francesa", hein? creme brulée, depois macarons...hummm! Só delícias!
Quero ver todas as receitas que eu perdi!
Saudades!
Beijos!

Barida disse...

nunca experimentei fazer macarroons, mas estes ficaram com um aspecto maravilhoso :) Um beijinho

Dri Dauzacker disse...

Oi Marly, ficaram perfeitos os seus macarons, comeria vários deles agora mesmo...rss...
Acho que nao levo muito jeito com receitas delicadas...rs...
Bjim

Santa Gastronomia disse...

Marly: que lindos!!!
Estão perfeitos!
Ah, quem me dera ter essa vontade de fazê-los,rsrs..
Quem sabe com suas dicas me animo!
De qualquer modo, vou anotá-las!

Bjinhus..

c r i s disse...

Ai Marly, não me arrisco nos macarrons não, a não ser para comer...pode me chamar!! São deliciosos, não? A primeira vez que provei fiquei surpresa, pois eles não são como cup cakes que você começa comendo pelos olhos e depois pode nem ser tudo aquilo...mas os macarrons são despretensiosos aparentemente, mas quando experimenta, você só quer mais...Kkkkk! Me empolguei! Bjo!

Gina disse...

Olhe, das pouquíssimas vezes que os fiz, deram certo, mas nem vou considerar como garantia de sucesso eterno...rs! Pelo jeito, são temperamentais como os suspiros.
Lindinhos seus macarons!
Bjs.

Elen disse...

Obrigada pela visita

e tenho certeza que vai encontrar algo legal.

te espero com o link

abraços cheirosos e ótimo final de semana.

Fla disse...

Li e reli teu post mais de uma vez e tô aqui me perguntando: será que eu consigo? Rs...
Parabéns!
Bjs

Anônimo disse...

Oi Marly!
Nunca me aventurei com os Macarons, gostei muito desta receita e das dicas, vou levar a receita para quando eu criar coragem...hehe =)
bjus*--*

Unknown disse...

Nossa!!! Que blog é esse!!! Quantas comidinhas, quantos doces, quantas dicas!!! Nhamm!!! Estou seguindo.
Beijão!
Re Ferreira

linksdistodaquilo disse...

Olá!

Receita com um aspecto bem delicioso!

Beijinho, tenha um lindo dia e um bom fim de semana!

Sandra Simião disse...

Olá Marly!Obrigada pela visita. Menina que delícia! da vontade de comer muuuuito., calma, acho que um pouco de tudo na vida é permitido. rs. Querida bom final de semana. Beijos

Catarina Collins disse...

Marly,
O que eu gosto de macarons... Os seu ficaram lindos, e muito delicados : ) Obrigada pelas dicas. Vou levar emprestada a receita ; )

Beijinhos

Lado B disse...

tu que é me matar do coração, cada vez que entro aqui tenho um ataque de fome, *--*
amoo muito macarons, sempre compro

falando nisso, acho que vou passar na padaria comprar uns, porque cozinhar não é ccomigo, koaksoaskaoska

Beijos
http://bit.ly/onfBcx

Andréa Santana disse...

OLÁ MARLI, SAUDADES DE VOCÊ!
TENHO VONTADE DE FAZER ESSA RECEITA, VOCÊ COMO SEMPRE DAR SHOW COM SUAS BELAS RECEITAS,FICARAM LINDOS, LINDOS!

BEIJINHOS,
ANDRÉA.....

Lari/Jê disse...

Ai que deliciaaaaa
Sera que eu consigo fazer?
Acho que nem me arrisco! hehe

Beijao Jê

Unknown disse...

Minha amiga, voce é show!

Confesso que já tive a minha dose de dissabores com os benditos e temperamentais macarrons...desisti pra sempre, amém!

Compro os meus numa caixinha uma vez por ano quando viajo, como todos de uma vez(que vergonha) e pronto!!! kkkkkk!!

Abraço amiga!

Blog da Nô disse...

Pois, estão aqui duas coisinhas que não me atrevi a fazer, pois sei que o meu forno não chega lá...
Fica pra mais tarde!
Enquanto isso, fico namorando as fotos dos seus macarons e das suas pavlovas!!!
beijos, Marly!

:o)

Paula Pacheco disse...

Olá querida Marly, estou com minha filha aqui do meu lado, ela fala: mãe faz isso, e isso e isso também...gente ela adorou tudo, até do macaron ela falou certinho (uma amiga nossa esta fazendo e trouxe para exerimentarmos por isso ela reconheceu hahahah)e dos biscoitinho estão ficou fascinada.
bjs
Paula

Pin It button on image hover