quinta-feira, 20 de março de 2014

Estrogonofe de Carne, Alguns links de Pratos com Vegetais e mais ...



Olá, gente! Não sei bem porquê, ainda não havia postado uma receita de estrogonofe aqui no blog. Então, aproveitei o fato de ter feito o prato hoje para preencher esta lacuna, da minha lista de receitas. O estrogonofe, que foi criado na Rússia, ganhou o mundo e é sempre muito bem aceito, porém - acreditem ou não - já foi considerado muito requintado, comida de festa mesmo, rsrs. Da década de 80 para cá o estrogonofe, foi se tornando trivial, provavelmente por causa das campanhas publicitárias promovidas pelas fábricas de creme de leite.  

Estrogonofe de Carne

Ingredientes

1 kg de filé mignon (ou outra carne como alcatra) cortado em cubinhos ou tirinhas
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sobremesa de manteiga
1 colher de sobremesa de óleo vegetal
1 cebola grande picada
3 colheres (sopa) de molho inglês (uso do tipo worcestershire )
2 caixinhas de creme de leite
1 colher de (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda (uso a de Dijon)
1 xícara de água
1 colher (sobremesa) rasa de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 embalagem de cogumelos Paris fatiados (não usei)

Preparo 


Esquente o óleo e a manteiga, numa panela de fundo grosso. Frite bem a carne, já temperada. Acrescente a cebola e deixe que doure. Dissolva a farinha na água e junte a água à carne. Deixe que ferva uns 3 minutos (até que a farinha esteja cozida). Adicione os demais ingredientes, exceto o creme, e deixe que cozinhem por mais 1 minuto. Acrescente o creme e deixe que aqueça, sem ferver. Desligue o fogo e sirva o estrogonofe com arroz branco, batata palha e salada (ou como preferir, rsrs).

 Nota 1: Se você quiser fazer o estrogonofe do jeitinho que manda o "almanaque culinário", acrescente à receita um cálice de conhaque, para flambar a carne. Isso se faz assim: Prefira preparar o estrogonofe numa frigideira grande. Tão logo a carne esteja frita (juntamente com a cebola), despeje o conhaque sobre ela e deixe que ele aqueça. Então, cuidadosamente, incline a frigideira, para que a chama do fogão incendeie o conhaque . Deixe que ele queime até que o fogo apague. A partir daí, proceda como indica a receita, após a fritura da carne. 

Nota 2: Quando emprego outra carne no lugar do filé mignon, costumo fazer uma dessas duas coisas  (para tornar a carne mais macia): uso amaciante de carne; ou dou uma cozinhada prévia, pingado água na carne, antes de deixar que frite. 

************************************************************

 A razão da postagem dos links abaixo é o interesse de minha filha Lili  - que agora está cozinhando mais regularmente - por pratos com vegetais, mais leves e mais saudáveis.



     3 - abobrinhas recheadas

 No próximo post tenciono trazer outros links.

******************************************************** 

Como a minha vida cultural ganhou um impulso, nos últimos dias

Como a maioria das pessoas, eu sempre tive que fazer malabarismos para conseguir ler os livros que desejo e ver os filmes (ou outras obras) que me interessam. Porém, nesses últimos dias, pude desfrutar um pouco mais desses prazeres, devido a duas razões bem diferentes, sendo uma delas até irônica, rsrs. A primeira foi a visita de minha filha Lili, que me fez deixar um pouco de lado o ramerrão de todos os dias, para curtir com ela alguns filmes. Vimos o ótimo 12 Anos de Escravidão (do qual tenciono voltar a falar) e o antigo Mamma Roma (daquela coleção de DVDs que eu ganhei; este eu revi). Depois vi o Clube de Compras, Dallas e Philomena, com o meu marido.  
Já o outro acontecimento que favoreceu essas atividades foi uma espécie de insônia. Eu, que sempre acordei pouco antes das seis horas da manhã, tenho despertado entre 4 e 30 e  5 horas! Isso, na primeira vez, me deixou na maior preocupação de que o meu dia fosse afetado pelas horas de sono perdidas. Sim, porque apesar de dormir geralmente só umas seis horas por noite (menos, portanto, do que recomendam os especialistas), não me sinto mal por causa disso. Porém, se o período de sono fosse reduzido, ainda que só trinta minutos, isso já era suficiente para eu me sentir letárgica e mal humorada, durante o dia. Agora, sem mais nem menos, tenho acordado antes da hora e não consigo mais dormir. Também não tenho notado alterações no meu humor ou atenção, por causa disso. Mas, como não sou de fazer drama por coisas que estão além do meu controle, tenho me levantado e ido para a sala de TV, onde posso folhear os meus livros e revistas e até ver filmes, que vinha desejando ver, rsrs.

Tenho folheado antigas (muito antigas, na verdade, rsrs) e novas revistas de design e arquitetura.


 passado os olhos pelas páginas de livros já lidos e não lidos


e tenho assisitdo a  filmes, como este Interiores, de Woody Allen, que vi muitos anos atrás e do qual - constatei agora - já havia esquecido coisas fundamentais, rsrs. Apesar do prêmio obtido e das indicações ao Oscar, Woody Allen foi criticado, por ter calcado demais este filme na obra do cineasta Ingmar Bergman, de quem ele é grande fã. Mas apesar de dramático e sombrio é um filme que faz refletir. Ele conta a história de uma família disfuncional e problemática que, no entanto, parece  normal (não se dá mais ou menos o mesmo com a maioria das famílias?). Aqui a coisa é mais séria, pois a matriarca, que é clinicamente deprimida e mentalmente instável, tem uma personalidade dominadora e sempre tentou impor os seus padrões estéticos e de conduta aos membros da família. Estes, provavelmente por isso, acabam por se meterem em situações perturbadoras ou contrárias às que seriam do agrado da mãe. É um filme que vale a pena ser visto.


É isso! Até a próxima!







21 comentários:

Beth Martins disse...

Gosto imenso de estrogonofe e este teu de carne ficou com um aspecto mt delicioso, parabens!

Bjs

Adriana Balreira disse...

Nem me fale em colocar em dia minha vida cultural. Tenho que assistir a um monte de filmes que quero ver e não encontro tempo! Ler até que consigo. E acreditas que durmo umas 8 a 9 horas por dia! Durmo demais! Durmo mega cedo e vou até as 6:30 direto!
Adoro strogonoff, nunca mais fiz. Mas nunca coloco molho inglês e nem mostarda...rsrs...
Beijos
Adriana

Andréa Santana disse...

Marly querida,
eu adoro esse prato ainda bem que ganhou o mundo, delícia total!
Preciso colocar a minha vida cultural em dias, rsrs.
Bela postagem amei!

Bjs ♥

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Faço estrogonofe diferente e não coloco farinha de trigo. Aumento a cebola que é um engrossante natural e o conhaque não flambo, deixo que evapore por alguns minutos no cozimento, deixando o sabor mais marcante.
Não posso pensar no que quero fazer culturalmente, pois a cada dia me aparecem coisa que me tiram o sono! (rs*) Também durmo pouco durante a noite e consultei o médico por isso. Ele disse que não dorme muito a noite, aconselha tirar uma soneca de no máximo 40 minutos durante o pico de sono que a pessoa sente durante o dia - pode variar o horário - Acho que esse pico ajuda a não perder tempo tentando dormir. Não consegui realizar essa tarefa, evidentemente.
Tenho planos de rever todos os filmes do Woody Allen e acho o máximo da autenticidade, ele se declarar fã e não esconder isso em sua obra - uma forma de homenagear aquele que o influenciou.
Os links para a sua filha serão muito bem aproveitados, afinal, a comidinha do dia a dia é sagrada!
Beijus,

Pedrita disse...

strogonoff meu prato preferido. beijos, pedrita

Marisa Valadas disse...

Que delicia
E adorei a panelinha

São Ribeiro disse...

Gostei muito dessa receita pois faço de maneira diferente
Esse ficou uma delicia
Bjs

São Ribeiro disse...

Gostei muito dessa receita pois faço de maneira diferente
Esse ficou uma delicia
Bjs

A Paixão da Isa disse...

tb gosto mt o teu ele esta com um aspecto mt bom ja la ponha o pão nesse molho que delicia humm bjs bs

Heloisa disse...

Marly,
Nada como ter sabedoria para encarar esse tempo em que o sono falta. Mas acho incrível você não se sentir cansada com poucas horas de sono.
Quanto aos pratos, como sempre, nota 10. Muito boa essa receita simples de estrogonofe.
Beijos.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Querida Marly,
Você escrevendo me vi ali: mil livros, filmes e revistas esperando por mim e eu correndo contra o tempo. Mas, o melhor mesmo é não se exasperar e ir se organizando.
Eu também tenho uma "Lili" - a Lívia - e como a sua ela também está numa fase de alimentação saudável.Outro dia fiz até uma postagem com um doce fit que ela preparou.
Tomara que seu sono volte logo, apesar de ter o lado bom de atualizar sua leitura.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Arione Torres disse...

Oi querida, adorei a receita!! Achei muito bonita a panela da primeira foto também!!! kkk
Beijos e boa semana!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosita Vargas disse...

Se ve muy delicioso y saludable la combinaciòn es perfecta,la carne se ve espectacular,abrazos

Mara Lucia Bechara disse...

Cheguei no seu blog pelo da Rô,vim ver e gostei demais,faço o estrogonofe igual,só que flambo com conhaque e coloco cogumelo,sempre é uma receita certa para um bom almoço..
Acho que é geral a falta de tempo de ler ou reler livros,eu me condeno tanto,mas que nem minha filha fala não tinhamos blog,email,face,iphone,pelo menos eu lia e via filmes o dobro do que vejo agora....Na verdade nossas vidas mudaram com a net...acho que para o bem!!
bjjs
Mara Lúcia

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Quanta sugestão linda amiga, vc sempre surpreendendo, uma bela semana, bjs, Ana ♥...

Zizi Santos disse...

Marly
saborosa sua receita de estrogonofe
apesar de não mais eu consumir.
Lembro de quando jovem, fui convidada por um amigo para um jantar de confraternização de policiais militares. O prato era estrogonofe e eu não conhecia. Comi tão bem, que nem percebi que ele levou -me de lá imediatamente no final do jantar. Uma briga enorme se instalara. Os cozinheiros colocaram açúcar no estrogonofe, e foi uma briga enorme. Ele perguntou se eu não achei estranho. Eu? como não conhecia achei ótimo! rsrs
com açúcar mesmo. rs
Marly, condicione seu cérebro para o dormir que você necessite. Uns dormem mais, outros menos. Também é bom ocupar as horas com distrações filmes e livros, assim como você fez.
Adoraria ler esses livros e ver esses filmes! mas eu durmo muiiito, rs
beijo e boa semana
Zizi

Milia disse...

Realmente es una receta que merece sin duda estar en el blog Marly, te quedo con un aspecto espectacular.
Efectivamente los especialistas dicen que hay que dormir 7 o 8 horas, pero hay gente que duerme mucho menos y no le causa ningún problema, lo mismo es tu caso, y ya veo que no desaprovechas tu tiempo, hay tantas cosas interesantes para leer y para ver...y tan poco tiempo que casí me das envidia...yo eso no puedo hacerlo, mis ojos se revelarián.
Un beso amiga y buena semana

mollymell disse...

Voce e uma malabarista, consegue fazer tantas coisas, e bem, muito legal isso.
Eu faco strogonoff sempre, adoro e meu marido tbem, minha receita e bem parecida com a sua, e eu raramente flambo, por isso algumas amigas dizem q nao e strogonoff mas picadinho de carne, pode isso?

Adorei os pratos com vegetais, depois desse longo inverno (tempo de hibernacao e engordacao) e disso q eu preciso.

Jussara Neves Rezende disse...

Estive passeando pelos seus posts e parei aqui para comentar porque por a vida cultural em dia é sempre urgente num mundo cheio de solicitações, não é mesmo? Pensei em descontinuar o blog porque deixei minhas leituras de lado por causa dele, mas daí resolvi que vou levar tudo como puder, sem me cobrar muito. Fácil decidir, difícil por em prática, pois me cobro muito sempre.
Anotei a dica de filme :)
Abraço!

Anônimo disse...

Oi Marly! Que bom acordar bem mesmo com a hora costumeira de sono interrompida. Muito bom mesmo! Durmo 8 horas por dia. É o suficiente. Mas se tenho insônia (geralmente no Verão), fico mau. Vi o livro Razão e Sensibilidade na foto. É lindo, sim? O filme também. É dos meus filmes favoritos. Amo sutileza e esse filme retrata bem as mensagens através da sutileza das frases. Sua casa é bem ampla!!! Dá para fazer muita coisa em termos de decoração. Beijos!

Pin It button on image hover