quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bolo de Festa especial (morango, doce de leite, chantilly e chocolate branco)




Olá! Fiz este bolo para a minha mãe, que completou oitenta anos em outubro, enquanto eu viajava, rsrs. Ela já teve uma festa, mas eu não podia deixar o acontecimento passar em branco, né? rsrs. Queria um bolo que fosse gostoso, mas leve, já que a minha mãe tem evitado comidas pesadas. Mas eu não queria que fosse simples demais, porque, convenhamos, chegar aos 80 ativa, lúcida e cheia de energia merece celebração especial. Então eu me lembrei de que havia visto este bolo, uns dias antes, e resolvi que me inspiraria nele, rsrs. Porém, como disse, só me inspirei, não segui a receita, fiz a minha própria versão dele, que é esta abaixo, rsrs. 
 

Bolo de Festa Especial (com recheio de morangos, doce de leite, chantilly e chocolate branco)

xícara = 240 ml

Bolo

Ingredientes

5 ovos grandes
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado
2 xícaras de  farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara bem caprichada de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres (chá) de fermento em pó


Preparo

Unte e forre com papel manteiga apenas o fundo de uma forma de abrir (tem que ser uma forma altinha, porque o bolo cresce bem), de 18 centímetros de diâmetro, unte também o papel. Não unte as paredes da forma, pois isso faz com que o bolo inche no centro, formando uma montanhinha. Bata as claras em neve firme, sem parar de bater adicione as gemas, uma a uma, batendo uns dois minutos entre a cada adição. Bata mais e acrescente o açúcar e bata até ficar um creme fofo (bata pelo menos dez minutos). Ferva o leite com a manteiga. Desligue a batedeira, tire a tigela e despeje a mistura de leite e manteiga, ainda fervente, sobre a mistura de ovos, e mexa delicadamente (para que a mistura não perca o ar que acumulou na batedeira).  Acrescente a farinha de trigo, misturando tudo, muito delicadamente, com um batedor de mão (fouet). Ponha a massa na forma preparada e asse-a em forno médio (170º C), até que passe no teste do palito (o meu bolo demorou 1 hora para assar!).


Recheios (são três):  

1 - Doce de leite: você pode comprar um bom doce de leite industrializado, se preferir. Eu fiz o meu, cozinhando, em panela de pressão e por 45 minutos, uma lata de leite condensado. É só colocar a lata - fechada - na panela, cobri-la com água, fechar a panela e deixar que cozinhe por 45 minutos. Mas, atenção, antes de abrir, espere que a lata esfrie por pelo menos duas horas, para evitar acidentes. Depois de cozido, convém dar umas boas mexidas no doce, para torná-lo mais pastoso e fácil de ser espalhado no bolo.

2 - Chantilly - Duas xícaras de chantilly (veja aqui como se faz)

3 - Morangos - Duas caixinhas (400 gramas)  limpos, desfolhados e cortados ao meio.


Cobertura 

4 xícaras de chantilly já preparado
2 caixas de morangos limpos e com as folhinhas 

Folhas feitas com chocolate branco (opcional). Para fazer as folhas você tem de ter - já limpas e secas - umas 20 folhas de árvores como mangueiras ou outra (de preferência de frutas que comemos, para não correr o risco de usar folhas de plantas tóxicas, rsrs) cujas folhas tenham veios marcantes, na parte de trás. Depois você deve temperar* (veja aqui o que é isso) 300 gramas de chocolate branco e pincelá-lo - já temperado - nas 'costas' das folhas. Distribua as folhas pinceladas com o chocolate numa assadeira, de bordas baixas, forrada com papel manteiga ou alumínio. Em seguida as folhas são colocadas na geladeira, para que o chocolate endureça. E então é só destacar cuidadosamente a folha de chocolate (faça isso a partir das extremidades da folha natural). Reserve-as na geladeira para decorar o bolo.

Montagem:

1 - Depois de assado e frio corte o bolo em três partes, na horizontal. Ponha a parte do fundo de volta no fundo da forma em que ele assou, que deve estar coberta com papel alumínio. espalhe metade do doce de leite sobre o bolo. Distribua metade dos morangos - cortados ao meio - sobre o doce. Então espalhe metade do chantilly sobre os morangos. Ponha a segunda metade do bolo por cima de tudo. Repita a operação executada na primeira camada. Cubra tudo com a última camada e passe um pedaço de filme plástico sobre a forma. Leve o bolo à geladeira, enquanto prepara o chantilly, conforme as instruções do link acima.

 2 - Cubra o bolo com o chantilly restante e fixe as folhas de chocolate nas laterais do mesmo. Distribua os morangos reservados para a cobertura no topo do bolo.



24 comentários:

Coisas de Tássia disse...

Adorei a receita, dia 25 estou de aniversário e já vou me inspirar neste bolo para fazer o meu!

Bjos

São Ribeiro disse...

Ficou um bolo lindissimo, os morangos dão vida a um bolo e essas folhas á volta,.....adorei
bjs

Andréa Santana disse...

Marly minha querida,
que bolo mais lindo e o melhor feito com amor!
Você me deu uma ótima ideia, em Janeiro mamis vai fazer 64 vou tentar fazer um bolo lindo assim pra ela tbm.
Felicidades e muitos anos de vida pra sua mãe, que Deus a proteja sempre!

Bjs, sucessos sempre ♥

Jussara Neves Rezende disse...

Que lindeza, Marly! Imagem de dar água na boca! Sua mãe adorou, né?
E o seu périplo por Alagoas? Muita coisa linda na bagagem, principalmente a da alma, né?
Abraço!

Renata disse...

Só uma palavra, Marly.... ESPETÁCULO!
Parabéns pra sua mamãe!
Bjsss

chica disse...

Isso é DIVINO! Que beleza! Adorei ver e fico imaginando o quanto é boa!" bjs, chica

A Paixão da Isa disse...

ficou mt bonito gostei mt bjs

Laura Lucia disse...

Marly,
Que bolo mai belo! Deve ser superdelicioso. Você pode guardar um pedacinho pra mim?
Beijos, querida amiga, e um fim de semana de alegrias e paz

Liliane de Paula disse...

Que bolo lindooooooooo.
E deve esta delicioso.
Parabéns, Marly.

coisinhasdage disse...

Que delícia. Sem contar que é uma verdadeira obra de arte. Bjs

Construindo Minha Casa Clean disse...

Oi Marly!
Hum... que delícia!!!
E muito lindo!!!!
Beijão!

"Construindo Minha Casa Clean"

www.sosimplesassim.com.br disse...

Parabéns para sua mãe, Marly! Oitenta anos é uma benção. E a data merece um bolo especial como esse.
Bj,
Lylia

Pedrita disse...

lindíssimo o bolo. esse é daqueles que só confeiteiro consegue fazer. beijos, pedrita

Patricia Merella disse...

Querida Marly,que espetaculo! Muito obrigada por partilhar! Sim,sua maezinha merecia este luxo! lindo Domingo querida,beijinhos

Carina Mendonça disse...

Parabéns à sua mãe Marly! certamente ela merece todo esse carinho! E que bolo lindo, incrível e com certeza delicioso.. amei tudo (como sempre rs) bjuuus querida

Laura Lucia disse...

Marly
Adorei sua visita ao blog!
Quanto ao pão, é aquilo mesmo que você entendeu. Como o ponto de véu daquela massa de pão ocorre aos 11 minutos da 1ª Mistura, se a gente não desligar a tomada e remover a cuba, a massa vai continuar a ser sovada por mais 4 minutos, o que produzirá um pão com miolo "borrachento" e meio duro, por excesso de sova. É, amiga, isto é resultado de experiência própria, com muitas receitinhas perdidas...
Bom, quando se liga novamente a MFP, o motor vai funcionar 4 minutos sem bater massa alguma. Então, ao terminar os 15 minutos, desliga-se a tomada, encaixa-se novamente a cuba e liga-se a tomada. Aí vai ter início o primeiro Descanso-- que é de 40 minutos-- e, a seguir, todas as outras etapas, até o pão terminar de assar e ficar com uma textura perfeita!
Beijos, Marly, e se tiver qualquer dúvida em relação à MFP, terei a maior alegria em esclarecer

tatiane disse...

Uau, que bolo lindo! Já fiquei me imaginando destacando folha por folha! Realmente um bolo à altura da homenageada! Parabéns!
beijos

Arione Torres disse...

Oi querida amiga, que delícia!!!!!!
Adorei!!!
Tenha uma excelente semana, beijos e boa semana!!

Lucinha disse...

Marly,

Lembro que você prometeu um bolo pra sua mãe porque estava viajando no dia da festa. E, como promessa é dívida, você caprichou no bolo.
Amo chocolate branco e morangos. Acho que sairia de qualquer dieta pra comer várias fatias.
Ficou lindo demais!
Realmente, 80 anos de vida, não dá pra deixar em branco.
Um lindo dia! Beijos

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Quando vi a imagem do bolo, fiquei logo curiosa com as folhas de chocolate branco. Ficou linda a decoração do bolo! As mães merecem e você não fez por menos.
O que diz no modo de fazer "Não unte as paredes da forma, pois isso faz com que o bolo inche no centro, formando uma montanhinha" serve para todos os bolos ou somente para esse?
Dê beijuzinhos em sua mãe por mim!!
Beijus,

Trainee de Cozinheira disse...

Lindo mesmo!!! bjs
Maura

Marta disse...

Adorei as olhas ao redor do bolo!
Beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
O bolo ficou lindo e imagino que sua mãe deve ter adorado.
Que ela tenha muita saúde e uma vida repleta de alegrias e amor.
Beijo.

Unknown disse...

Olá não consigo entra no link como temperar a folha pode me dizer obrigada ♥️

Pin It button on image hover