domingo, 14 de junho de 2015

Bolo de Fubá Excelente, com Cobertura de Curau (atualização)



Olá, gente! Quem aí não gosta de festa junina? Acho que ninguém, não é? As festas juninas, que faz tempo passaram a estender-se para julho e até para agosto, são a "cara" do nosso povo, que ama celebrar os santos populares - Santo Antonio, São João e São Pedro - com muita festança, comidas típicas, quadrilhas e quermesses. Eu resolvi fazer este bolo ontem para o meu sogro, "Seu" Antonio, que nasceu no dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro, rsrs. 


                                                             Coisa boa é festa junina, né, não? rsrs.

"Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha 'praquele' balão multicor
Como no céu vai sumindo"

(Luiz Gonzaga - Olha Pro Céu)

Em 2010 eu publiquei aqui uma receita de bolo de fubá com curau, mas este só é semelhante àquele no curau, pois a massa é completamente diferente: ela faz um bolo maior e, na minha opinião, muito bom! Eu o chamo de Bolo de fubá da dona Maria Edite (minha mãe), porque foi do caderno dela que eu copiei a receita, há muitos anos. É o bolo de fubá que ela costuma fazer. O diferencial dele é que a massa é cozida, antes de ir ao forno, o que o torna mais úmido e fofo do que os bolos de fubá tradicionais. Ele também não leva farinha de trigo, só fubá, o que já o torna especial. 

Bolo de Fubá (sem glúten) de Dona Maria Edite 

xícara+ 240 ml

Ingredientes

3 xícaras de fubá mimoso (farinha de milho fina)
2 xícaras de açúcar (na receita de minha mãe são 3 xícaras)
2 xícaras de leite 
1 xícara de óleo de cozinha (usei de canola, minha mãe põe 1/2 xícara de óleo + 1/2 xícara de manteiga, ou só manteiga)
4 ovos (claras batidas em neve)
1 colher de sopa de fermento de bolo em pó

variações: basta acrescentar erva doce, ou goiabada, ou coco ralado ou queijo, enfim... Não coloquei nenhum desses ingredientes porque cobriria o bolo com o curau.

Preparo

Numa panela de tamanho médio, junte e misture bem: o fubá, o açúcar, o leite e o óleo. Leve a panela ao fogo, mexendo sempre, até que a misture engrosse e cozinhe uns dois minutos. Tire a panela do fogo e deixe que a massa amorne. Ponha a massa na batedeira e junte as gemas, batendo bem para misturá-las. Bata as claras em neve e acrescente-as - delicadamente - à massa, fora da batedeira. Junte o fermento e misture-o também gentilmente. Ponha a massa numa forma de tamanho médio ou mesmo grande e leve o bolo ao forno médio por uns 45 minutos (faça o teste do palito). Depois de assado e frio, aplique o curau no topo do bolo.

Curau da cobertura

300 ml de leite
1 lata de milho verde sem a água (ou o milho de duas espigas)
1/4 xícara (chá) de açúcar
½ colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de amido de milho (Maisena)

Preparo

Bata bem o milho com o leite no liquidificador. Passe a mistura por uma peneira sobre uma panela de tamanho médio, pressionando bem a massa de milho contra a peneira, com uma colher. Despreze o bagaço ou faça com ele o bolo de bagaço de milho. Junte o açúcar, o amido e a manteiga e cozinhe tudo muito bem (até ficar firme). Espalhe o curau ainda quente sobre o bolo frio. Leve o bolo à geladeira para que o creme acabe de esfriar.


É isso, até a próxima!



18 comentários:

chica disse...

Bela ideia pra época dessas festas juninas que se aproximam. Deve ser muito bom! bjs, linda semana! chica

Pedrita disse...

eu adoro bolo de fubá. beijos, pedrita

Comida de conforto disse...

Eu faço essa receita de Bolo de Fubá cozido e é das maiores delícias do mundo! Adoro, o seu ficou com muito bom aspecto com essa cobertura.
Beijinhos

Maristela Guilherme disse...

Parece delicioso. Vou tentar fazer. Não sou muito boa na cozinha. Mas a receita está bem explicadinha.
beijos

Andréa Santana disse...

Bom dia querida Marly!
É difícil encontrar alguém que não gosta de festa junina, rsrs.
As barraquinhas só tem delícias e todo mundo fica com água na boca
com as comidas típicas da época.
Aqui na minha paróquia foram 13 de dias de barraquinhas, o padroeiro é Santo Antônio.
Este bolo só pode ter ficado delicioso, adorei a cobertura que pra mim é novidade!

Feliz semana junto a sua família!
Bjs no seu ♥

sadhia disse...

que ótima sugestão marly ,eu adoro colocar claras em neve em bolos de dubá ficam muito fofos ..seu bolo esta divino parabens querida ..maravilhoso ....bjinhos doces

Delícias da Vó Deo disse...

Olá Marly!!!
Simplesmente amei...nunca vi uma cobertura de bolo assim, deve ficar de babar!!!
Beijos e uma linda semana pra ti! =)

Jussara Silva disse...

Oi Marly.
Que delícia! Minha mãe faz esse bolo, mas nunca usamos essa cobertura. Vamos experimentar qualquer dia desses.
Boa semana! Bjos.

Jussara Silva disse...

Oi Marly.
Que delícia! Minha mãe faz esse bolo, mas nunca usamos essa cobertura. Vamos experimentar qualquer dia desses.
Boa semana! Bjos.

Liliane de Paula disse...

Sua ideia de colocar Curau foi cima foi legal.

Liliane de Paula disse...

Sua ideia de colocar Curau foi cima foi legal.

www.sosimplesassim.com.br disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Marly,
Adoro essas comidinhas de São João. Bolo de fubá com essa cobertura de curau é novidade para mim.Mas, com certeza vou experimentar.
Bj,
Lylia

MilaResendes disse...

Oi Marly,
esta excelente receita está devidamente anotada para o dia 22/06, vou fazer este bolo especial em despedida do meu marido do serviço dele, como será época de festas juninas o pessoal do escritório vai adorar... tentarei fazer direitinho pra te repassar os elogios!

Teu espaço continua impecável seja pelas fotos, como pelo carinho das tuas receitas e da partilha que fazes conosco!

Bjka carinhosa,

MIla

http://milaresendes.blogspot.com

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Ai que saudade das comidas de festa de junina! Por aqui as comidas de junho são sardinhas. É uma bela tradição também, mas estou sonhando com bolo de fubá, curau, canjica...Ai, ai...

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Adorei a sua ideia de cobrir o bolo de fubá com curau!!!
Você simplesmente juntou as duas coisas mais DELICIOSAS do mundo!!!
Vou experimentar... Tenho certeza que vou AMAR!!!
Beijos, Irene

Daiane disse...

Nossa que delicia!
É o melhor das festas
Bjuss!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Marly
Desde que vi no face fiquei encantada... nunca fiz assim e copiei...
Bjm fraterno

Pin It button on image hover