segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Bolachas de Gengibre, Especiarias e Melado da Patricia Schmidt




Olá, minha gente! A minha demora em retornar ao blog deveu-se a vários fatores, até mesmo a um certo desânimo, ocasionado pelo momento político que vivemos. Eu não tinha intenção de publicar agora mais uma receita de bolacha, mas recebi solicitação enfática de uma pessoa ligada ao meu grupo de biscoitos do Facebook, então resolvi atendê-la, já que tinha esta receita no rascunho de posts do blog. Esta mistura tem aquele estilo europeu (alemão, especialmente), que resulta em massa mole, que deve ser (bem) resfriada antes de ser aberta. As bolachas prontas ficam macias e saborosas, por conta do gengibre e das várias especiarias que entram nelas. A Patrícia cobriu e decorou as bolachas que fez com glacê real. Mas eu dispensei o glacê, desta vez, rsrs. 
 
 Fiz algumas com aspecto natalino, pois foi este o pedido que recebi no Facebook


Bolachas de Gengibre, Especiarias e Melado da Patricia Schmidt

Ingredientes

4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de gengibre em pó (usei gengibre fresco, ralado)
1 colher de chá de canela em pó (acrescentei duas colheres de chá de canela em pó)
1 colher de chá de cravo em pó.
1/2 xícara de melado ou Karo (usei mel)
1/2 xícara de agua

1 1/2 colher chá de bicarbonato de sódio (substituí por fermento em pó)
1/4 colher de chá de sal
 
cortadores para biscoitos

Preparo

Coloque a manteiga numa tigela grande. Numa panela, ponha o açúcar, o gengibre, a canela, o cravo, o melado e a água. Leve tudo ao fogo, mexendo sempre até ferver. Tire do fogo e despeje a mistura fervente sobre a manteiga, mexendo ate derrete-la. Resfrie tudo em banho Maria de água gelada (deixei que esfriasse naturalmente). Adicione os ingredientes restantes e misture bem. Cubra e leve a geladeira por no mínimo 6 horas (deixei que a mistura ficasse uma noite inteira na geladeira). Ligue o forno na temperatura de 180º C.  Unte e enfarinhe uma assadeira para bolachas (ou forre-a com papel manteiga ou outro apropriado para assar biscoitos).  Abra a massa numa superfície enfarinhada (mas não muito). Deixe a com 0.3 cm de espessura. Corte a massa com os cortadores.  Distribua as bolachas na assadeira preparada. Asse-as por 12 a 15 minutos (ou ate ficarem douradas). Deixe que esfriem e, se desejar, decore-as com glacê real.

Nota 1: esta massa fica meio mole, como mencionei acima (é melhor ir gelando-a, enquanto vai cortando porções dela). As bolachas ficam macias, depois de assadas, e saem do forno ainda meio moles, mas firmam
depois de frias.  

Nota 2: aqui no blog há outras receitas de bolachas e biscoitos com gengibre e especiarias. Pesquise usando palavras como biscoitos especulatius, biscoitos de gengibre, etc.

Nota 3: Recomendo estender a massa entre dois pedaços de plástico e cortar as bolachas sobre um pedaço de plástico, para facilitar o manuseio. 

E aqui no blog tem mais uma infinidade de receitas de bolachas e biscoitos. Fiz uma rápida colagem com alguns deles, conforme vocês podem ver abaixo:



É só, para o momento. Mas tenciono voltar aqui sem demora, um abraço, para você que me lê, rsrs.



24 comentários:

Rosangela Oliva disse...

Sim!! São os famosos Plätzchen que fazemos no Natal alemão. Eu faço até fora de época,porque é diversão para o meu pequeno de 6 anos, meu ajudante na cozinha. (que outros alemães não ouçam, pois aqui na Alemanha tudo tem a sua época e "deve" ser respeitado, rsrs).
Beijos!!

Prata da casa disse...

Olá Marly: tens um grupo de biscoitos no Facebook? Como é que eu nunca vi, amiga. Por favor notifica-me que eu quero aderir. Já fiz várias bolachinhas tuas ( tenho receitas tuas guardadas de quando ainda não tinha blogue) e são sempre uma delícia. Algumas já publiquei dando os devidos créditos, claro.
Estas , com as especiarias, são das minhas favoritas e fazem-me mesmo lembrar o Natal. Devem ser muito saborosas e vou guardar esta receita para as poder experimentar.
Bjn
Márcia

São Ribeiro disse...

Gosto muito de bolachas com gengibre e canela.
Essas ficaram tão lindas
Boa semana

Patricia Merella disse...

Olá querida,mas uma que vai para meu caderninho!
Obrigada amiga por partilhar,o natal não tarde e eu irei
fazer com certeza;beijinhos

Pedrita disse...

realmente no brasil, essa questão eterna de corrupção, em vários brasileiros. é cansativa. eu não posso com gengibre. beijos, pedrita

Adriana Balreira disse...

Marly,
O que mais amei na sua receita é que pode ser feita com mel, melado ou mel karo. Pois não gosto de fazer receitas que levem mel. E nunca sei se pode substituir por outro, ou mesmo pelo mel karo. E ficaram lindos! Amei os de Natal!
Beijos
Adriana

Andréa Santana disse...

Olá, Marly!
Infelizmente estamos vivendo momentos terríveis na política, é muito triste
ver o Brasil nessa situação. Tantas pessoas sofrendo com o desemprego, rogo sempre
a Deus para ter misericórdia!
Vim dar uma olhada na sua receita, pois adoro biscoitos, ficaram lindos
e pela receita deliciosos!

Beijinhos, fica com Deus!

sadhia disse...

Marly querida eu estou encantada pela receita e pelas fotos perfeitas
parabens
bjokas

ONG ALERTA disse...

Que maravilha, bjbj Lisette.

Ana Maria Braga disse...

Essa receita me fez lembrar muito da minha avó que fazia biscoitinhos para a gente.
Os seus ficaram com uma aparência ótima!!
Obrigada por compartilhar.
Bjs

Tânia Tiago disse...

Humm... Fantásticas.
Bjinho

Bimby & Sabores da Vida

Ilaine disse...

Marly, querida!

Eu gosto muito de fazer bolachinhas. Quando chega perto do natal eu não resisto, pois todo o clima conspira para fazê-las. Contudo, elas são tão deliciosas que cabem bem em qualquer época do ano. Eu uso muito gengibre, amiga! Todos os dias tomo chá de gengibre, coloco umas rodelinhas em meu chá. Nos doces, então... é uma delícia.

Suas fotos são lindas e as bolachinhas ficaram perfeitas.
Obrigada por compartilhar.

Tenha um lindo dia!

A Casa Madeira disse...

Sempre tenho uma bolachinha por aqui.
As imagens ficaram de dar água na boca.
Mas sabes anda todo mundo meio pra baixo sobre o
momento em que anda o país.
O problema é que ninguém vê luz no fim do túnel.
Apareça!
Abraços.
janicce.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Que delícia! Vou levar a receita e fazer aqui em casa com certeza, adoro!!!
Beijos!
CamomilaRosa

Márcia disse...

Bom dia Marly!
Adorei a receita e agora que o natal se aproxima é perfeita para fazer e presentear amigos.
Obrigada pela sua visita ao meu cantinho.
O suéter é muito fácil de fazer sim,faça que você vai amar o resultado.
Bjus e sucesso.

Mara Regina Giorni disse...

Qual a validade desses biscoitos?

Mara Regina Giorni disse...

Qual a validade desses biscoitos?

Sônia disse...

Obrigada pela receita, qual a medida da xícara?

Marly disse...

Oi, Sônia,

Uso a xícara de 240 ml.

Um abraço!

Sônia disse...

Obrigada pelo retorno 💕

Unknown disse...

Obrigada pela receita das bolachas de gengibre, adoro e gosto de fazer. Não desanime, sempre pra frente. Boa noite Deus abençoe sempre ❣️🙏🥰

Unknown disse...

Boa tarde, obrigada pela receita das bolachas de gengibre, eu adoro e vou fazer amanhã. Olha não desanime, não sei a sua idade, eu tenho 82 anos, mas não me sinto idosa, sempre quero ver mais coisas boas. Faça o mesmo isto vai te ajudar a fazer as coisas com mais prazer.Huhu... bola pra frente querida. Beijos tua amiga.

Anônimo disse...

Qual a validade desses biscoitos?

Marly disse...

Olá, anônimo, bem vindo!

Se feitos sob rigoroso cuidado com a higiene e depois de frios armazenados em potes limpos e herméticos (ou pacotes bem selados) os biscoitos se conservam por até 3 semanas.

Pin It button on image hover