sábado, 17 de dezembro de 2016

Massa Para Torta Salgada (outra receita) e Torta de Frango para o Natal




Olá, queridos leitores! Comecei a pensar no menu do jantar de Natal (pois é deixei tudo para a última hora, rsrs) e, como sempre, ocorreu-me que os pratos triviais também podem entrar honrosamente na festa, já que eles são muito amados. É o caso das tortas, sempre apreciadas, em qualquer ocasião. Daí eu resolvi publicar uma nova receita de massa para torta salgada. Esta tem a vantagem de poder ser feita na batedeira Kitchenaid,  e menos de gordura do que as massas clássicas. Também fica muito gostosa e é excelente para manusear e decorar (notas: é claro que você pode fazer esta massa sem a batedeira, é só seguir o modo de preparo dessa, por exemplo! - nota 2: fiz esta massa duas vezes e recheei as minhas tortas com frango, veja a receita do recheio abaixo)

Massa Quebrada Salgada (Massa Podre) - Pâte brisée  (Para fazer na batedeira Kitchenaid) - receita daqui com algumas alterações

Ingredientes            

225g de farinha 
50g de manteiga 
20g de gordura vegetal (Se preferir, pode substituir por banha de porco, na mesma quantidade) 
90 ml de água gelada 
1 gema de ovo de tamanho médio
½ colher de chá de sal

Preparo

Aqueça o forno a 190°. Coloque a farinha e o sal peneirados na tigela da sua  batedeira Kitchenaid, incluindo, em seguida, a manteiga e a gordura vegetal, cortadas em cubos. Bata com o batedor achatado na velocidade 2, misturando bem, e acrescentando a água gelada aos poucos até formar uma massa lisa. Retire a massa da tigela e molde uma bola. Embrulhe a massa em papel filme e leve-a à geladeira, por 30 minutos. Estenda a massa e forre com ela uma assadeira para quiche, mini formas para empadas ou a assadeira que preferir, recheie e leve ao forno por 45 minutos, até que fique dourada e firme.  

Torta de frango com Massa Podre 

massa

(receita acima)

Recheio


Ingredientes

500 g de peito de frango 2 dentes de alho
1 colher (sopa) rasa de sal (ou a gosto)

2 colheres (sopa) de óleo culinário (soja, canola, etc.)
1 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 cebola média cortada em rodelas
1 copo de requeijão cremoso (ou 250ml de molho branco)
1 colher (de sopa) rasa de farinha de trigo dissolvida num pouco de água (1/4 de xícara) 
 
Opcionais:
 

½ xícara (chá) de cheiro verde higienizado e picado
¼ xicara (chá) de azeitonas verdes picadas 
1/2 xícara de xícara de chá de pimentão vermelho e verde picados
1 xícara de milho (ou ervilha) já preparados

Preparo


Pelo menos meia hora antes do preparo, esmague o alho com o sal e tempere o peito de frango, já desossado. Ponha o peito em um saquinho de plástico, feche o saquinho e leve-o à geladeira para que o frango absorva os temperos (você pode fazer isso na véspera). Ponha o óleo numa panela alta, de fundo grosso, e deixe que ele esquente. Acrescente uma colherzinha (1/4 de colher de chá) de açúcar e quando este começar a dourar, frite bem o peito de frango. Acrescente a cebola e deixe que esta doure também. Junte a água  e cozinhe o peito até que ele amacie. Espere que o frango esfrie e corte-o e desfie os pedaços (desfiei o meu peito também na batedeira, usando o batedor comum, para bolo). Devolva o peito desfiado à panela. Dissolva a farinha num pouco de água e acrescente esta mistura ao frango. Leve a panela ao fogo. Mexa bem para não empelotar. Corrija o tempero, se for preciso. Junte os pimentões e misture tudo. Acrescente o requeijão (ou o creme) e volte a misturar tudo. Desligue o fogo, junte o cheiro verde e a azeitona ou o que decidir usar. Deixe que o frango esfrie e empregue-o no recheio da torta. 
 


Estive pesquisando as receitas tradicionais de Natal, que já publiquei,blog, pois, seja de comida ou decoração, há muitas boas ideias por aqui.


                                        
      Estive também testando algumas ideias de decoração comestível!

arvorezinha de bolinhas de chocolate

e arvorezinha de suspiros


No mais, estou na expectativa de que o nosso Natal seja realmente significativo e afetuoso.


Até mais, gente!





10 comentários:

Pedrita disse...

eu ainda não decidi o cardápio. serão para duas pessoas, algo do cotidiano. nada da data pra não entristecer. enfim. ainda pensando. algo trivial. ficaram lindas as ideias. beijos, pedrita

Pedrita disse...

ah, aqui algo mágico já aconteceu. eu localizei nos meus guardados um caminhão de madeira que meu pai fez. eu limpei, passei lustra móveis, coloquei na decoração com os meus papais noeis. aqui o papai noel vem de caminhão. meu pai só fala nisso há semanas. ficou tão emocionado. acho que o papai noel já passou por aqui deixando a sua magia. beijos, pedrita

Maria Célia disse...

Olá Marly
Não deixa de ser uma boa ideia fazer uma bela torta de frango na ceia ou almoço de Natal, como esta que você postou. Todo mundo aprecia.
As fotos do que você já fez, a decoração natalina, tudo muito lindo e de bom gosto.
Beijos.

Prata da casa disse...

Olá Marly: tens toda a razão, pois as tartes ( como chamamos por aqui) são sempre muito apreciadas, para além de serem versáteis e saborosas. Gostei muito da massa e , se dá para fazer desenhos, ainda melhor. Ficaram lindas! Gostei das árvores de natal doces. Tão lindas!
Bjn
Márcia

Anajá Schmitz disse...

Olá,
estou aqui maravilhada com essa massa. Adoro tortas salgadas, me deste um ótima ideia.
Quero te desejar um feliz natal e que este novo ano seja de grandes alegrias para ti e tua família.
Bjos e até 2017.

Isa Sá disse...

Só de olhar para estas imagens, até já fiquei com fome!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Adoro tortas desse tipo, principalmente quando bem feitas e bonitas, como as suas.
Também me trazem boas recordações de minha mãe, que fazia um deliciosa torta de massa poder, com recheio de camarão.
Aproveito para desejar a você, e toda a família, um novo ano com muitas bênçãos.
Beijos.

Jussara Neves Rezende disse...

As tortas estão lindas, Marly, e estou certa de que estavam deliciosas! Mas me apaixonei mesmo foi pelas arvorezinhas de bolinhas de chocolate e de suspiros... encantadoras!
Abraço!

Cristina Barbas disse...

Oi, Marly!

Que belas opções... Comidas deliciosas e bonitas!!

Abraços, Cris

Heleni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pin It button on image hover