quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O Pão Infalível



Cheguei!

Depois de hesitar, por anos, resolvi ingressar no universo bloguístico. Pretendo falar sobre as coisas que, no meu entender, dão sabor à vida: comida e arte. Mas 'arte' compreende muita coisa, inclusive a ... arte culinária! Meu interesse, no entanto, para além da culinária, diz respeito às artes plásticas e literárias. Eu não sou especialista em nenhuma delas, mas venho saboreando-as ao longo da vida!
E, falando em comida, comecemos com a mais básica delas: o pão. Eu, como muita gente, tenho cá minhas dificuldades na arte dos padeiros. Há quem ache que é preciso ter o "dom" para se fazer um bom pão. Há certa verdade nisso! Deparando-me, porém, com uma receita 'amish' de pão (vista em vários sites e blogs em inglês), descobri a minha salvação no reino da panificação! Para quem não sabe o que é amish, veja aqui. Esta receita é infalível, desde que se sigam os passos recomendados. Produz dois pães macios, que se conservam assim por uns quatro dias (aqui nunca ultrapassou este tempo, porque o povo de casa logo os consome). Na receita abaixo, coloco entre parênteses as minhas adaptações.

Pão Infalível
(Amish white bread)
xícara (chá) = 220 ml 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de água morna/a 45ºC (Esquento só um pouquinho; fica quase fria!)
2/3 de xícara (chá) de açúcar granulado branco.
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento biológico granulado seco (Coloco um envelope de 10g)
1 e 1/2 colher (chá) de sal
1/4 de xícara (chá) de óleo vegetal (soja, etc.)
6 xícaras (chá) de farinha de trigo comum.
1 gema para pincelar
duas gotas de óleo vegetal (soja, etc.) para misturar às gemas (além disso, sempre ponho umas duas gotas de shoyu, que deixa os pães num tom dourado menos amarelado)
Preparo:

Numa tigela grande, dissolva o açúcar na água morna. Junte o fermento e misture tudo muito bem. Cubra com um pano e deixe "descansar" até que a mistura fique com a aparência de uma espuma cremosa (cerca de quinze minutos). Acrescente o sal e o óleo; junte a farinha, uma xícara de cada vez, misturando inicialmente com uma colher (uso colher de pau) e, após a quarta xícara, com as mãos. Despeje a massa numa superfície levemente enfarinhada e sove-a até que fique lisa (por uns dez minutos!). Passe a massa para uma tigela untada com óleo e gire-a para que fique também untada. Coloque a tigela dentro de um saco plástico grande, ou cubra-a com um pano levemente úmido (eu prefiro o saco, pois acho que ele "abafa" a massa, favorecendo o crescimento!) e deixe descansar por uma hora, ou até que dobre de volume. Volte a amassar a massa por alguns minutos (uns 5 minutos) só para fazê-la baixar novamente, pois ela vai estar crescida e aerada. Modele dois pães e ponha-os em formas de pão untadas com manteiga e levemente enfarinhadas. Deixe que voltem a crescer por meia hora (eu coloco as formas dentro do saco plástico, tendo o cuidado de não deixar o plástico encostado na parte de cima das formas, para que os pães possam crescer sem empecilhos). Quando os pães tiverem crescido e ultrapassdo a borda das formas, picele-os com a gema e leve-os a assar em forno baixo (175ºC) por uns 35 minutos.

Obs: Minhas formas de pão medem 24cm por 7cm e 28cm por 7cm.

Os pães são levemente adocicados e eu os recheio com azeitonas picadas ou o que tiver à mão (presunto, mortadela ou salaminho picadinho, oréganos alho amassado etc).

Caso queira rechear os seus pães, abra a massa com um rolo e espalhe sobre ela o recheio escolhido. feito isto, enrole-a como um rocambole e disfarce as extremidades colocando-as para baixo. Já fiz este pão várias vezes com sucesso! Experimente também!



45 comentários:

Laurinha disse...

Olá!
Se tem pão, gostei!
Já tinha ouvido re pão amish, mas não conhecia uma que realmente fosse boa! Vou anotar para experimentar qq dia!
Beijinhos

Laurinha disse...

Ah, bem-vindo à 'blogosfera"!
Beijinhos

Lili disse...

é bom mesmo esse

aqui em casa pelo menos, quando faz. eu e a bell quase choramos de emoção! *________*

demais, demais.

bem vinda, mãe. vou te linkar.

=***

Anônimo disse...

Oi Marly,
Muito boa a receita. Amei. Eu que fiz curso de padeira do Senac posso dizer com toda a certeza que a receita é ótima e fácil de fazer. Para fazer pao nao é necessário dom é importante ter paciencia e gostar de cozinhar. Já vou te adicionar nos meus favoritos.
Beijao,
Zo

Marly disse...

Oi, Laurinha,
Seja bem muito bem vinda ao meu tugúrio (ainda vou tentar melhorá-lo!). Experimente a receita, tenho certeza de que você, com seu talento para a panificação, fará um pão muito melhor do que o meu! Eu gosto muito do seu blog e até já copiei algumas receitas dele, que pretendo fazer oportunamente

Oi, Lila.
Estou certa de que você é a fã número 1, desse pão. Obrigada pela visita.

Olá, Zô,

Obrigada pela visita! Já estou até vendo o pão bonito e cheiroso que você, com o traquejo adquirido no curso, vai fazer! Quando fizer, me comunica o resultado! beijinhos.

Anônimo disse...

A vida só é bem vivida quando procuramos envolve-la na vida de outras vidas, como o recheio das delícias que você nos propicia diariamente.Tenha certeza do sucesso desta empleitada.
Com amor Fran.

Karla Maria disse...

Marly flor,
vc chegou arrasando com esse pão maravilhoso.
Bem vinda.
Bjs

Martuxa disse...

Fiquei com água na boca só de ver a foto :)
Vou ter de experimentar a receita!

bjs

Iliane disse...

bem vinda a blogsfera!!!seu pão..tá lindo...bjus

Judy disse...

Marly!!!
Com água na boca depois desta viagem gastronômica deixo meu abraço e meu muito obrigada por tantas dicas e delícias!

Um forte abraço,

Judy

Pri Rosa disse...

Acabei de fazer. Consegui fazer pão pela primeira vez na vida! yupiiiiiii! Muito obrigada!

grazi disse...

Acabei de fazer e nao consigo parar de comer : é 1 delícia!!!

obrigada!

Fatima disse...

parece maravilhoso e não tem ovo

Fatima disse...

parece maravilhoso e não tem ovo

michele disse...

Ou, vc tem uma receitinha de pao integral infalível? Já fiz algumas mas ainda não encontrei uma preferida...

Marly disse...

Oi, Michele,

Desculpe o atraso, é que não tem sido possível mais na Internet. Eu até tenho uma boa receita de pão integral, mas ainda não pude me organizar para a fazer novamente, para poder postá-la no blog, aguarde um pouquinho, ok? rsrs

Um abraço e obrigada pela visita!

Unknown disse...

Este pao é fantástico. Já fiz 3 vezes. Vou mudar um pouco. trocar 2 xícaras de farinha comum pela integral. no segundo pao dividi em duas partes e coloquei chocolate 100% cacau e fiz um pão mesclado. está no forno. Acho que vai ficar bom.

Unknown disse...

Este pao é fantástico. Já fiz 3 vezes. Vou mudar um pouco. trocar 2 xícaras de farinha comum pela integral. no segundo pao dividi em duas partes e coloquei chocolate 100% cacau e fiz um pão mesclado. está no forno. Acho que vai ficar bom.

Coisinhas da Kika disse...

Adorei a receita! Vou fazer! Te convido a conhecer meu blog de artesanato: http://coisinhasdakikaartesanato.blogspot.com.br/?m=1

Coisinhas da Kika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Qual o rendimento?

Anônimo disse...

Olá hoje fiz o pão, adorei valeu a pena esperar o tempo indicado, não tem erro, é so seguir a receita a "risca". Fiz um com recheio de linguiça calabresa, outro com várias sementes e ervas e outro sem recheio para comer com manteiga, huummm!!! Uma delicia. Parabens

Ana Paula Ñbandi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Paula Ñbandi disse...

Menina! Que massa maravilhosa! Já estava me achando incapaz de fazer pão. Essa receita me provou que é possível.Obrigada!

Marly disse...

Ana Paula Ñbandi,

Que bom que você gostou! Obrigada por me fazer saber da sua boa experiência, rsrs.

Um beijo

Acson Barreto disse...

Excelente receita, fico grato por ter compartilhado. Comecei a fazer pão porque admirava o jeito simples dos Amishs e ao pesquisar soube que o pão deles é excelente. Já fiz várias vezes essa receita e de todas que testei é minha preferida! Já tentou a outra receita dos amishs chamada Amish Friendship Bread ?

Weruska Oliveira disse...

Meu pão ficou maravilhosooooooo!

Marly disse...

Weruska Oliveira,

Que bom, obrigada por nos fazer saber disso! rsrs.

Beijoca

Rosilene disse...

Olá! fiz este pão e ficou fofinho por dentro e crocante por fora, uma delícia!!! Parabéns pela receita.

Anônimo disse...

acabei de fazer o pão. segui a receita certinho e deu super certo.. uma delícia .. muito obrigada por compartilhar essa maravilha conosco.. bjus

Glaucia Mizuki disse...

Eu fiz ontem e ficou maravilhoso. Muito obrigada pela receita. Super crocante por fora e macio por dentro. Amei.

Marly disse...

Oi, Glaucia,

Que bom que você gostou, obrigada por me fazer saber disso, rsrs.

Beijoca

Acson Barreto disse...

Minha receita de pão preferida! Foi meu primeiro pão inclusive. Sempre gostei do modo rústico dos Amishs e tive curiosidade em fazer o pão deles. A maioria dos meus amigos e familiares adoram esse pão,rsrs. Obrigado por publicar.

Fatima disse...

Que maravilhosa receita...sou padeira e aprovei, principalmente pq a massa não pede ovos... Obrigada

Anônimo disse...


Amei a receita, fiz diversas vezes, eu não tinha xícara de 220 ml e arrisquei fazer com minha xícara padrão de 240 ml, todas as vezes que fiz ficou perfeito, aí me atrevi a modificar um pouco a receita e coloquei a metade da farinha de trigo que pede e a otra metade de fubá, acrescentei um pouquinho de erva doce à massa e no demais segui conforme o indicado, ficou maravilhoso

Muito obrigada por compartir

Andréia disse...

Como fica na substituiçåo do fermento seco por levain?
Grata.

Andréia disse...

Como fica na substituiçåo do fermento seco por levain?
Grata.

Andréia disse...

Como fica na substituiçåo do fermento seco por levain?
Grata.

Marly disse...

Andreia,

O que se diz é que 1 envelope de fermento seco seria o equivalente de 1 xícara de fermento natural (levain). Mas você terá que adaptar outros ingredientes da receita como a água, que deverá entrar em menor quantidade. O tempo de levedação da massa também deverá aumentar. Em outras palavras, pelo menos na primeira substituição, a sua experiência deverá ser por tentativa e erro.

Um abraço.

Renata Queiroz disse...

Olá! Dá certo fazer sem o açúcar? Não gosto de pão adocicado e minha mãe é diabética. Grata

Renata Queiroz disse...

Ah, mais uma pergunta: tem como congelar? Grata.

Marly disse...

Olá, Renata, bem vinda,

Sinceramente, nunca fiz esse pão sem nenhum açúcar, já fiz com menos. Só testando pra ver. E, sim, dá pra congelar numa boa!

Abraço

Unknown disse...

Viciada nesse pão. Faço pelo menos três vezes por semana no lanche e só dá uma rodada kkk meus filhos e eu amamos!!!

Célia disse...

Acabei de fazer essa receita pela primeira vez e ficou muito bom,fiz a metade recheado com presunto e mussarela e a outra metade cobri com leite condensado e coco ficou incrível
Obrigada por compartilhar essa receita

Marly disse...

Célia, bem vinda!

Obrigada por me fazer saber da sua experiência com esta massa, fiquei muito feliz!

Beijo e feliz 2022!

Pin It button on image hover