Google+ Followers

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bolo Trufado Maravilhoso




Eu estava com um post no rascunho, prontinho para ser liberado, quando verifiquei que outras pessoas já tinham publicado a receita. Como se tratava de uma receita que não admite lá grandes variações, resolvi abrir mão dela e postar - novamente! - um bolo de festa (não falei que tinha festa na família quase toda semana?). Mas este bolo que agora publico também já foi feito por outras pessoas; eu mesma já o fiz quatro vezes, pois ele é fabuloso! A receita é da Cyntia Goetz, e é um desses bolos que tem tudo para encabeçar a lista dos bolos clássicos! Fiz algumas alterações na receita, para adequá-la às minhas disponibilidades do momento, mas sem alteração ele também é perfeito.

Cyntia, muito obrigada por compartilhar conosco esta maravilha!


Bolo Trufado de abacaxi

Massa

6 ovos (usei só 5)
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo com fermento (se usar farinha sem fermento, acrescente à receita 1 colher de sopa de fermento em pó)

200 ml de água
100 ml de óleo

Preparo
Bata as claras em neve firme, sem parar de bater coloque as gemas, bata e acrescente o açúcar e bata até ficar um creme fofo (para um ótimo resultado, bata por pelo menos dez minutos). Ferva a água com o óleo, despeje-os ainda ferventes sobre a mistura e bata rapidamente (bati 5 segundos). Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo mexendo delicadamente com um batedor de mão (fouet). Asse em forma untada e enfarinhada e em forno médio, até que passe no teste do palito.

Recheio
Lave bem o abacaxi antes de cortá-lo (pois você usará as cascas), descasque-o, pique-o e leve-o ao fogo com 1 xícara (chá) de açúcar e sem água, até cozinhar bem (15 minutos). Reserve. Derreta em banho Maria 1 kg de chocolate branco (veja a nota abaixo) de boa qualidade (usei o 'Garoto') com 2 latas de creme de leite sem o soro (deixei o soro, mas isso fez com que o recheio ficasse menos firme) e 2 colheres (sopa) de conhaque (não tinha, usei aguardente). Misture ao chocolate o abacaxi já frio com o caldinho junto. Leve para a geladeira por umas 3 horas para ficar consistente.

Calda
Com metade das cascas do abacaxi (bem lavadas) faça um chá com 1 litro de água, quatro cravinhos-da-índia e 1 xícara (chá) de açúcar.

Montagem

Divida o bolo ao meio. Coloque uma das partes novamente na forma em que assou (forre-a antes com papel alumínio). Molhe com metade da calda, coloque o recheio, a outra parte da massa, molhe de novo e cubra com chantilly e raspas de chocolate.

Notas:

Fiz o recheio com apenas 600g do chocolate e usei os 400g restantes para fazer a decoração das laterais. Para a decoração, derreti o chocolate em banho-maria (esmagando ao mesmo tempo, com as costas de uma colher, os pedacinhos mais resistentes); temperei-o e fiz as 'asas' que fixei no chantilly. Guarneci com umas cerejas em calda. Apesar de ter feito a massa três vezes, só utilizei 400 ml da calda para molhar o bolo, pois não queria que ele ficasse molhado demais. Adocei a calda com três colheres (sopa) de açucar e não com 1 xíxara, pois prefiro menos doce. Fiz o doce de abacaxi, usando apenas 1/2 xícara de açúcar e não 1 xícara, pela mesma razão.

Atenção: mais bolos de festa no quadro (e links) abaixo:



 

 Este bolo é uma mistura deste:


Mais este:










Pin It button on image hover