terça-feira, 3 de abril de 2012

Filé Mignon Inteiro ao Forno, Você Sabe Fazer?



Fui almoçar com uma pessoa conhecida (ainda muito jovem) e resolvi chegar um pouco mais cedo para ajudá-la nos preparo dos pratos. Ocorre que ela se antecipara e já havia preparado todos os pratos salgados exceto o filé mignon, que apenas fora colocado no forno. Então eu fui me ocupar com a sobremesa. Durante os cinquenta minutos em que estive na cozinha a minha amiga se viu obrigada a 'drenar', duas vezes, a água que juntava na assadeira da carne. E ela teve que fazer isto, ou teríamos um filé cozido no forno, e não assado, rsrs. Em vista disso, resolvi escrever este post ensinando - para os que ainda não sabem - como se deve fazer para assar uma peça inteira de filé mignon no forno, rsrs.
O grande segredo para evitar que a carne solte água, enquanto assa, é dar uma boa e rápida fritada nela, numa panela bem quente, antes de colocá-la na assadeira. Isso produz uma selagem da carne, que impede que os sucos escapem, tornando-a mais suculenta, macia, dourada e saborosa. Este filé da foto foi temperado apenas com alho, sal e mostarda de Dijon. Em seguida, foi amarrado com barbante, em toda a extensão, para que mantivesse a forma. Depois disso, foi selado em panela com óleo bem quente (pouco). E só então foi posto na assadeira e no forno em alta temperatura (220ºC). Uma peça de filé de 1,5 kg posta no forno à temperatura de 220ºC, preaquecido, chega ao ponto de 'malpassada' em 20 minutos. E de assada 'ao ponto', em 30 minutos. Enquanto assa a carne deve ser regada com a gordura da assadeira.  Podem acreditar, uma carne feita assim é bem melhor que outra cujos sucos escapam, façam e comprovem!

Nota: Enviaram-me email perguntando se o filé da foto era o assado "ao ponto". A resposta é não. Este filé foi assado por quase 1 hora, pois a turma aqui gosta é de carne super bem passada e não aceita que ela tenha o menor vestígio de sangue, rsrs. Então a carne foi assada em fogo alto por 30 minutos e em fogo médio por mais 25.

40 comentários:

www.sosimplesassim.com.br disse...

Você me deu uma ótima dica, Marly, pois sempre quis saber o segredo desse filé, o meu nunca fica gostoso. VOu experimentar assim e depois lhe conto.
BJ,
Lylia

mari carmen www.elhornodemaria.com disse...

Que carne mas rica .Un beso

São Ribeiro disse...

BELO FILÉ ESTA PERFEITO.
BJS

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Ótima dica.
Esse filé está maravilhoso.
Beijo.

Santa Gastronomia disse...

É, Marly, as vezes a 'experiência' faz a diferença, hehe, até rimou!

Tá muito apetitoso, hein!
Me deu vontade de fazer! Vou esperar passar a Páscoa!

Bjinhus..

Carol Vieira disse...

Esta diva eu já sabia, mas é bom falar porque nem sempre as pessoas sabem. Antes de aprender tbm apanhei muitooo, rs.
Beijos :o)

Sonia disse...

Que ótima dica Marli, fiz um filé ao forno e em 30 minutos ficou perfeito, ao meu gosto.
Beijos

sheyla xavier disse...

Que delícia e que boas dicas, amei!!
beijos e boa quarta!
Sheyla
http://blogdmulheres.blogspot.com

Laély disse...

Oi, Marly!
Sou uma desentendida, em matéria de carnes. Ganhei coragem, quando vi uma receita de rosbife no livro Panelinha Receitas que Funcionam.
A Rita orienta temperar a peça de carne, mais ou menos como você o faz, e levar ao forno alto, por 15', mais 15' em forno baixo.
Ficou bom, mas na segunda vez dei uma selada na carne antes e a assei, amarrada em barbante, assim como você( usei meus parcos conhecimentos, adquiridos em programas de TV). Talvez porque ela tenha indicado uma peça menor, a carne não tenha soltado muito suco.
O importante é deixá-la ao ponto, suculenta, com o centro levemente rosado.
Faltou você chegar mais cedo ainda, pra salvar o filé da amiga!
Abraço!

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Que dica MARAVILHOSA!!! ADOREI!!! Vou seguir a sua dica da próxima vez...
Muito obrigada e beijos, Irene

Sabores Autenticos disse...

Também não sabia, vou seguir a tua dica.
Ficou de fazer crescer água na boca.
Bjs

luci disse...

Que linda que fica a carne e deve ser delíciosa adorei beijos

disse...

FANTÁSTICO!!
Nunca provei... tenho alguma dificuldade em encontrar filé mignon. =(

Josy disse...

Marlyca esse post será bem proveitoso pra mim, por que sempre quis fazer filé mignon no forno mas tinha receio que ficasse dura, esse Pap está ótimo, na minha próxima compra ao filé vou fazer dessa maneira, a nota final foi excelente pois aqui em casa não gostamos de carnes nem ao ponto e muito menos mal passada, gostamos exatamenta assim como esta a sua na foto, bem passada porém bem suculenta. Obrigada essa aula pra mim está valendo ouro. Bjos

Ivani disse...

Ótimos conselhos Marly, o filé mignon é uma carne cara mas aproveita-se tudo! Para uma familia onde as pessoas não suportam gordurinhas, ou nervinhos, e a maciez é incomparável.
Nunca fiz no forno. Vou fazer, pode acreditar, porque acho que a carne assada fica bem mais saborosa, e bonita.
Obrigada pelas visitas lá no blog, adoro!
Beijos querida, tenha uma linda Páscoa.
Vou fazer seu bolo envolvido em chocolate, profiteroles, para a criançada se lambuzar no domingo.
Só as crianças tá? rsrsrs

Ivani disse...

Ai Meu Deus, são "lamingtons' e não profiteroles.
Que maluca, da onde tirei isso?
Vai desculpando. Beijo

A Paixão da Isa disse...

eu tb faço mas gosto mais dela menos cozida por isso so cozo 15 e no fim de 15 barro com sabora e meto mais 5 m assim fica mais macia mas gostos sao gostos tb gostei da tua que esta muito bonita bjs

Andréa Santana disse...

QUERIDA MARLY,
VIVENDO E APRENDENDO, GOSTEI MUITO DAS DICAS, AGORA JÁ SEI COMO PREPARAR UMA CARNE PARA NÃO FICAR RESSECADA, RSRS.
SUA CARNE FICOU LINDA, COMO SEMPRE VC ARRASA!

BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

"Manjares da Manu" disse...

Ótima dica!!!
O filé ficou com um aspécto maravilhoso!!!

Bjs...

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Certíssimo, Marly, deve-se fazer a selagem para ficar mais suculenta... mas aqui em casa o marido gosta rosada, tipo rosbife...eu fiz no Natal, recheada, e ficou muito boa, e não juntou nada de caldo...

Sabor em Si disse...

Hum Marly, fiquei aqui babando por esse filé. Quantas dicas bacanas minha amiga. Vc é o máximo!!!!!
Vim agradecer por todo carinho seu e desejar uma linda e feliz Páscoa p/ vc e sua família,tá bom?
Milhares de beijinhos. Re

Fabiane Teixeira disse...

Respondendo à sua pergunta Marly:
Não sei fazer! Mas acho que acabei de aprender!
Boa dica!
Bj

Simone Scharamm disse...

Marly, nunca fiz o mignon no forno, assim, inteiro. Adorei as dicas!
Receber você em casa é muita responsabilidade, hein?rsrs! Quando vier ao RJ e me visitar, peço delivery!rsrs!
beijocas!

Prata da casa disse...

Olá Marly: excelente dica para o filé mignon,pois ficou lindo. Também aqui em casa tem que estar muito bem passada a carne,embora fique mais saborosa um pouco mais "crua" ( pelo menos na minha opinião).
Bjs e um bom fim de semana
Márcia

Leninha disse...

Olá! Minha carne sempre fica "cozida"...rsrsrs, obrigada pela dica, mas ainda tenho uma dúvida, voce envolve a carne em papel alumínio ao levar ao forno?
Abçs,
Marilene

Marly disse...

Leninha,

Não envolvo em papel não, pois isto favorece o escoamento dos sucos internos da carne.
Deixe sem o papel nos primeiros 35 minutos, se a carne começar a ficar escura e ainda mal passada para o seu gosto, aí sim você a envolve em papel para impedir que fique muito escura, mas nunca no início do tempo de forno, certo?

Anônimo disse...

É ótimo obter dicas de quem entende. Brigadão

Rosária disse...

Boa tarde, Marly! Adorei a dica de como fazer um filé ao forno sem cozinhá-lo. Uma dúvida: senti falta de um molhinho. Dessa maneira como foi feito não fica ressecado?
Vc sugere algum tipo de molho à parte ou acha que dessa forma atende bem?
Obrigada por tantas dicas maravilhosas! Tenho sido leitora assídua do seu blog, desde que o conheci, através da Bonfa.
Um beijo,
Rosária

Maria Luiza Vieira da Rosa disse...

Nossa, como é bom estar procurando
algo e encontrar exatamente o que se quer!!E tão bem explicado.
Com todos os meus kms rodados não sabia desse "selamento"antes do forno.
Obrigada, valeu muito mesmo.

Malu.

Unknown disse...

Legal, comprei 1 peca de file e vou fazer pela primeira vez, so gostaria de saber como temperar com essa mostarda, pois nao sou mto boa com quantidade de temperos.

Obrigada, daniela

Unknown disse...

Legal, comprei 1 peca de file e vou fazer pela primeira vez, so gostaria de saber como temperar com essa mostarda, pois nao sou mto boa com quantidade de temperos.

Obrigada, daniela

Unknown disse...

Legal, comprei 1 peca de file e vou fazer pela primeira vez, so gostaria de saber como temperar com essa mostarda, pois nao sou mto boa com quantidade de temperos.

Obrigada, daniela

Unknown disse...

Legal, comprei 1 peca de file e vou fazer pela primeira vez, so gostaria de saber como temperar com essa mostarda, pois nao sou mto boa com quantidade de temperos.

Obrigada, daniela

Unknown disse...

Legal, comprei 1 peca de file e vou fazer pela primeira vez, so gostaria de saber como temperar com essa mostarda, pois nao sou mto boa com quantidade de temperos.

Obrigada, daniela

Marly disse...

Oi, Daniela, bem vinda!

Junte uma colher de sobremesa de mostarda aos temperos e esfregue tudo na carne!

Beijoca!

Unknown disse...

Olá ! Na hora de assar o filé mignon no forno eu cubro com papel alumínio?

Unknown disse...

Olá ! Na hora de assar o filé mignon no forno eu cubro com papel alumínio?

Marly disse...

Milena Picinini, bem vinda!

Não é necessário envolver o filé em papel alumínio porque esta carne é naturalmente macia. O papel também favorece o escoamento dos sucos das carne, coisa que é melhor evitar.

Beijoca!

Rebeca disse...

Eu não sabia disso! Selar primeiro na panela e depois assar, que grande sacada!
Vou fazer assim daqui prá frente. Obrigada!!!!!

Bjs

Eduardo Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pin It button on image hover