quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Salmão Inteiro de Forno Delicioso!


Olá, para todos!

Ontem eu comecei a preparar o almoço muito depois da hora, já que maridex e uma das filhas estão de férias (e a outra se encontra em outro estado). Meu objetivo era preparar o salmão inteiro mas de um modo simples e rápido, então fiz como descrito abaixo.

Salmão Inteiro Assado no Forno

Ingredientes

1 salmão inteiro já limpo
sal a gosto (usei 2 e 1/2 colheres de sopa porque o peixe era grande)
2 dentes grandões de alho (1 colher de sobremesa rasa de alho socado)
2 limões
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de óleo de cozinha
1 pitada de sálvia
1 colher (sobremesa) de cheiro-verde picadinho

Preparo

Ligue o forno em 180ºC. Esprema um dos limões numa bacia com água e lave bem o peixe nesta água. Enxágue sob água corrente e enxugue o peixe com um pano bem limpo. Misture os temperos e o sumo do outro limão numa tigelinha e esfregue tudo no peixe, inclusive no lado de dentro. Forre uma assadeira grande com papel alumínio e despeje o óleo sobre o papel. Ponha o peixe por cima e verta o azeite sobre ele, de ponta a ponta. Leve a assadeira ao forno por cerca de 1 hora, dependendo do tamanho do peixe, comece a cutucar a carne, com um garfo, por volta dos 40 minutos, para ver se já está macia.

Notas:

1) O sumo do limão dos temperos pode ser substituído por 1/2 xícara de chá de vinho branco seco.

2) Os cortes no peixe facilitam a penetração dos temperos em toda a carne.

Atenção!!
Tenho recebido e-mails de leitoras que relatam não encontrar receitas de biscoitos que elas sabem existir no blog. Fui pesquisar eu mesma e  verfiquei que elas têm razão. Não sei porque acontece de os mecanismos de buscas do blog  e outros não apresentarem sempre as respostas para as buscas feitas. Acontece até de fazerem isso num dia e no outro não.  Então relacionei todas as receitas de biscoitos no fim da página desta postagem aqui.

41 comentários:

Michelle Bonfhim disse...

EU AMO PEIXE!! JESUS ESSE SEU DEVE TER FICADO MARAVILHOSOOOOOOO HUNNN...


Bjussssssssss

Andréa Santana disse...

HUMMMMMMMM...QUE DELÍCIA!
UM PEIXINHO ASSADO É BOM DEMAIS E SALMÃO MELHOR AINDA!
FICOU LINDO!!!

FICA COM DEUS!
BJS..♥

Sara Ramos disse...

Marly que delicia!:)
Fiquei fascinada. Adoro salmão... :)
Muito bom aspecto.
Beijocas

Érica disse...

Adoro peixe, o teu ficou fantástico.
bjs

Didiane disse...

Esse peixe ficou lindo e deve ta uma delicia mas essas batata do lado tão um escandalo que molho esse na batata posta a receita !

Dani disse...

Hummmm... Que delícia!! Adoro salmão!!!
Beijos

tatiane disse...

Um capricho só a apresentação! Quase nunca vejo a cara do bicho inteiro...

beijos

Unknown disse...

ola Marly, estou a babar adorei o seu salmaozinho:) imples e maravilhoso!!

bjus
Cla

Lala disse...

salmão é meu peixe preferido....o seu ficou lindíssimo, e parece super suculento!!

amei!

Shapalmas disse...

Maravilhoso...e lindo...adorei!

Beijinhos

http://viramexeefaz.blogspot.com

Sharon

A Paixão da Isa disse...

esse é o meu peixe perferido o teu esta o maximo adorei assim que a docoraçao muito bonita beijinhos

Josy disse...

Marly que delicia! Adoro salmão. Sabe que nunca o fiz inteiro assim? Fica uma apresentação bonita hem! Gostei muito, na próxima, na falta da outra filhota pode mandar um convite que pego o primeiro avião pra Brasilia ta?? hehe
Bjos doce Marly

São Ribeiro disse...

É UM PEIXE QUE ADORO, MAS ASSIM INTEIRO NUNCA COZINHEI.
ESSE FICOU UMA MARAVILHA.
BJS

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Isso sim é salmão...delicioso!!!to morrendo de vontade!!!esse prato é tudo de bom!!!bjinhos!!!

Leonilda Pinto (Léo) disse...

Ficou show..vou passar receita para minha filha...agradar maridão..

Maria Luiza disse...

Marly
Salmão é um dos melhores peixes, sem contar que é ótimo para a saúde e ainda mais assado com este temperinho, imagino ter ficado uma delícia!
Melhor que ovo, rsrs
Beijos

Michele Andrade disse...

Amo peix e e essa receita esta divina! Adorei!
Bjs e boa sexta.

www.atelierartedecor.blogspot.com

Danni e Lype disse...

Adorei!!! Peixe é tudo de bom e caprichado como esse é MARAVILHOSO!!!
Beijos, Irene

Eli disse...

Uau, ficou tão bonito! Amei.


www.feijaonoprato.com

Rachel disse...

Mama mia, heim minha amiga...eita travessa linda e apetitosa.

Acho ótimo esse preparo para o salmão, só assim se consegue que ele não fique seco demais.

O seu ficou com um excelente aspecto!

Bjuss!!!

♥(¸.•`´Nossa Casa, Nosso Sonho`´•.¸)♥ disse...

Ôh delícia...amo amo amo peixes, de mais da conta!

Xelim...='.'=!!

Unknown disse...

Oh gente, e nem me chamou pro almoço? kkkkk!!!!

Coisa mais chic esse salmão, gente fina é outra coisa!

Fantástico!

Fabiane Teixeira disse...

Perfeito, Marly!
Eu ainda não comi salmão inteiro assim... estes dias vi no supermercado daqui de perto, e fiquei louca para comprar... mas desisti.
Gostei da receita, que animei fazer!
Beijos...

sadhia disse...

oi Marly tudo bem ?? aqui em casa amamkos salmão no forno ...no natal fiz também só não ficou tão bonito m,as ficou apetitoso...bjokas sadhia

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Marly,
Uma refeição simples assim e deliciosa.
Bj,
Lylia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Arakaki disse...

Que delicia Marly, adoro peixe e ainda mais salmão! Depois vou tentar fazer aqui em casa tb. Bjs bjs

Emília disse...

Aqui na minha cidade peixe em geral é tão caro, levo cada susto rss
Esse salmão ficou divino de lindo!!
Bjos

Iliane disse...

seu peixe ficou lindo..amei.!!!adoro salmão!!!.ah..fiz a sua quiche de cebolas..e ficou maravilhosa..amei ter feito..postei no blog..bjus e bom findi

Josy disse...

Marlyca, passei pra desejar tbém um ótimo final de semana querida. E quanto a busca do Google, em uma ocasião eu estava procurando um biscoito de polvilho que vc fez, e realmente não apareceu, mas daí tentei, bolachinhas e ai apareceu, as vezes precisamos tentar ser mais específicos, por ex: em vez de biscoito, colocar biscoitinhos, ou bolachinhas, pois o Google as vezes dá esses probleminhas. Bjocas queridóca

Van disse...

Adorei a apresentação do seu salmão! Ficou lindo! Imagino o sabor...

Ótimo final de semana pra você!
Bju

Anônimo disse...

A apresentação deste salmão está lindíssima! Deve ter ficado uma delícia! E... é saudável! Beijos, Paula

Coisinhas Daqui e Dali. disse...

A foto tá perfeita!!
Dá uma vontade de fazer.....rsrsrrs
Adorei a guarnição.
Márcia.

Helô disse...

Olá! Adoro fazer biscoitos e gosto de ferramentas que me ajudem. Interessei-me por essa maquininha de fazer biscoitos. Vc poderia me enviar o nome e procedência dela? Moro no Panamá e acredito que aqui seja fácil de encontrar.
Obrigada.
Heloisa
heloavilak@gmail.com

Tatiana v disse...

Ótima receita. Queria saber se tem como substituir o limão por vinagre, já que minha mãe é alérgica a limão.

Marly disse...

Tatiana V

Olá, bem vinda! Pode substituir o limão por vinagre sim. Use 1/2 xícara de chá, ok?

Beijoca!

Anônimo disse...

minha mãe esta fazendo esse peixe para comemorar o aniversario do meu pai !! ;)

Cristal disse...


Oi que lindo seu site, as receitas são maravilhosas, eu tenho um blog de receita, assim que puder me faça uma visitinha..

abraços e sucessos


http://artigosenoticiasweb.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Pode empanar o peixe antes de assar ?

Marly disse...

Olá, Célia,

Pode emparnar sim, mas aí o peixe resultará um pouco diferente, rsrs.

Beijoca

Vanessa disse...

Olá!
Estava aqui catando receitas e achei esse aqui. Amo salmão mas sempre compro as postas, nunca comprei esse peixe inteiro. Achei muito bacana, muito interessante.
Beijos.


https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Pin It button on image hover