sexta-feira, 1 de maio de 2009

Torta de frutas






 

Por causa do fim de semana prolongado, devido ao feriado do dia do trabalho, resolvi fazer um doce para as meninas. Escolhi a 'Kiwi berries tarte', mas as framboesas compradas na 4ª feira não resistiram até a 6ª, pois já estavam bem maduras. Disso resultou que fiz uma 'berries tarte' sem framboesas. Essa massa inventada por mim, combinação de outras receitas, revelou-se bem crocante. Não estranhe a presença do feijão cru na receita. A função dele é apenas a de comprimir a massa, enquanto assa, para evitar que a mesma fique encalombada, o que a impediria de receber devidamente o creme do recheio. Esta massa é uma versão da famosa "Pâte Sucrée", a massa da confeitaria francesa para tortas doces, que é semelhante à de biscoito. Ela não deve ser muito manipulada, pois a sua consistência ficaria alterada. O processador de alimentos, nesse caso, é muito útil. Mas se você não tem esse aparelho, siga os passos, misturando os ingredientes rapidamente (numa tigela). Para isso, use um garfo ou colher de pau, e proceda no fim, como o indicado na receita (sem "trabalhar" demais a massa). Da torta só resta uma fatia, sinal de que agradou!


Torta de frutas
Massa
(Crosta)


Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/3 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de açúcar (de preferência do refinado, mas já usei do comum)
100g de manteiga ou margarina sem sal (de boa qualidade) gelada e cortada em pedaços
5 colheres (sopa) de água gelada
manteiga para untar levemente a forma

300g de feijão cru para comprimir a massa, enquanto assa.


Preparo

Peneire a farinha com o sal e o açúcar e ponha-os no copo do processador de alimento. Vá juntando a manteiga aos poucos e pulsando a cada pedaço, até que a mistura vire uma farofa. Adicione a água, também aos poucos, e pulse a cada adição. Despeje a massa sobre um pedaço de plástico ou película aderente e, puxando as pontas do plástico sobre a farofa, comprima-a como se quisesse secá-la rapidamente (o seu propósito deverá ser unir a massa, mas sem tocar nela diretamente com as mãos, nem manuseá-la em demasia) . Cubra-a massa com as pontas do plástico e achate-a. Leve-a a geladeira por 30 minutos. Abra-a - entre dois plásticos - com um rolo de massa e transfira-a para a forma em que vai ser assada, a qual deverá estar previamente untada com o óleo. Aperte bem a massa contra o fundo e parede da forma e corte os excessos. Faça pequenos furos na massa (para que ela não inche durante o cozimento). Cubra-a com papel manteiga e, sobre esse, ponha um pouco de feijão cru (esse feijão poderá ser reutilizado para o mesmo fim, mas não servirá mais para o consumo; por isso, guarde-o separadamente). Leve a massa ao forno médio, previamente aquecido, e deixe que asse por cerca de 45 minutos ou até começar a dourar (a minha demorou 1 hora, pois o meu forno é desregulado!)

Creme de confeiteiro


Ingredientes

1lata de leite condensado
1/2 litro de leite
3 gemas passadas pela peneira
3 colheres (sopa) de amido de milho
1/2 lata de creme de leite
4 gotas de essência de baunilha


Preparo

Misture bem ou bata no liquidificador: O leite, o leite condensado, o amido e as gemas. Leve tudo ao fogo numa panela e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar e borbulhar (cuidado, pois as bolhas podem estourar e queimar a mão). Desligue o fogo e junte o creme de leite e a essência e misture bem. Cubra o creme, imediatamente, com película aderente ou papel alumínio (bem aderido à superfície para não formar crosta). Deixe esfriar e empregue.

Frutas

3 kiwis descascados e cortado em rodelas
15 morangos inteiros (sem as folhas)
100 g de mirtilos frescos (blueberries)
100 g de amoras pretas frescas
100 g de framboesas frescas (não usei)

2 colheres (sopa) de geléia de damascos (previamente peneirada) à qual se acrescenta
2 colheres (sopa) de água filtrada, misturando tudo, para pincelar nas frutas.

Montagem

Recheie a crosta da torta, já assada com o creme frio e, sobre o creme, distribua as frutas lavadas e secas. Pincele as frutas com a geléia (isso além de suavizar o sabor ácido das frutas, as embeleza).

Notas:
A geléia pode ser de sabor à escolha (e pode também ser dispensada).



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Saladinha do dia-a-dia


Recentemente alguém disse, nos comentários, que parecia que aqui em casa tínhamos banquete todos os dias. Não é bem assim. Apesar de aparecerem muitos doces e guloseimas nesse blog (que nem sempre são para o nosso consumo), eu procuro oferecer à minha família uma alimentação equilibrada e sem exageros. Sou adepta da alimentação racional; evito as refeições super calóricas e fora de hora; e condeno a gula desregrada e focada na pura e simples auto-indulgência. A alimentação é coisa séria e deve ser feita com responsabilidade. Mas nem por isso tem de ser desagradável e chata, não é mesmo?
Aqui em casa comemos vegetais e saladas todos os dias! E a salada que mais fazemos é essa aí, mudando apenas um ou outro vegetal. Eu prefiro temperar as minhas saladas com o trio de sempre: vinagre (ou limão), azeite e sal. Mas minhas filhas gostam mesmo é de praticidade e lançam mão, com prazer, dos molhos prontos. O preferido delas é o italiano, light. Como aqui em casa as saladas são sempre complemento, eu as faço pequenas. Mas você pode usar ainda outros vegetais, acrescentar, croutons de pão ou pedacinhos de bacon frito (bem sequinhos), picles, enfim, enriquecê-las.

Saladinha do dia-a-dia
(4 porções)
(todos os vegetais devem ser antes lavados e secados)

Ingredientes

½ pé de alface crespa
2 tomates grandes
2 rabanetes
½ pepino japonês (é daqueles mais finos e escuros), cortado em rodelas bem finas
3 ovos cozidos (cortados a gosto)
1 colher (sopa) de pimentão picado (de qualquer cor)
1 pedaço de queijo cortado (usei frescal, porque é magro, mas pode-se usar qualquer um: de cabra, mussarela de búfala, parmesão, etc. )
1 colher (chá) de cheiro-verde picadinho para polvilhar

Molho
1 colher (chá) de vinagre comum
1 colher (chá) de bom azeite de oliva
¼ colher (chá) de sal

Preparo
Disponha os vegetais no prato de servir, ou na saladeira, e tempere-os com o molho.
Pin It button on image hover