domingo, 28 de julho de 2013

Bolo de Chocolate sem Farinha




Olá, para todos! Depois de uma semana atribulada, em que meu marido teve pneumonia e - logo em seguida - a minha irmã (estará havendo um surto?) estou de volta, rsrs. Claro que andei cozinhando, nesses dias de ausência, mas nem sequer pude fotografar os pratos. Hoje porém resolvi fazer este bolo, que é muito saboroso (e fácil!). Já fiz várias receitas de bolo de chocolate sem farinha, e todos fizeram sucesso. Mas percebi, com surpresa, que ainda não tinha postado uma receita aqui. Então resolvi procurar uma que tivesse sido realmente muito aprovada, e a encontrei este, neste site (onde já constam 321 comentários favoráveis). Aqui em casa ele também foi aprovadíssimo, já que é delicioso e fica com esta consistência cremosa (puro chocolate em forma de bolo, rsrs). Mas é um bolo pequeno e baixo, pois não leva fermento.

Bolo Delicioso de chocolate sem Farinha

xícara = 240 ml

 Ingredientes

120 g de  chocolate meio amargo bom (usei um com 55% de cacau)
(1/2 xícara) de manteiga sem sal (usei com sal, mesmo)
3/4 de xícara de açúcar
3 ovos grandes
1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar, mais um adicional para polvilhar (usei 1/4 de xícara de chocolate em pó + 1/4 de xícara de cacau, porque o meu chocolate tinha 55% de cacau, e eu não queria que o bolo ficasse meio amargo)

Preparo

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte com mateiga uma forma pequena (20 cm de diâmetro, se quiser,  pode escolher uma menor, de 15cm, para que o bolo fique mais alto). Forre o fundo da forma com papel manteiga e unte-o também.
Derreta o chocolate, juntamente com a manteiga, em banho-maria ou no microondas. Junte o açúcar ao chocolçate derretido. Adicione os ovos e bata bem. Peneire o cacau em pó sobre a mistura de chocolate e bata até combinar. Despeje a massa na assadeira preparada e asse em forno médio por 25 minutos (ou até quen no topo forme  uma crosta fina (assei os exatos 25 minutos e aconselho-os a não deixar que o bolo asse demais, para que não perca a textura cremosa). Deixe que o bolo esfrie na forma sobre uma gradinha por  5 minutos e inverta-os em um prato de servir. Espere amornar, arranque o papel e povilhe o cacau em pó sobre o topo do bolo.



21 comentários:

receberecelebrar disse...

A cara do bolo está ótima mesmo ele sendo assim baixinho, né? Pela sua descrição, parece que ele é um "bolo-torta-mousse" :) Sem farinha, cremoso, humm!! Melhoras pro marido e pra irmã! Beijos, Mel

chica disse...

Delicioso parece ser. Vou experimentar um dia! beijos, boa sorte pra todos aí! chica

Anônimo disse...

Que aspecto fantástico!! Tenho que experimentar :)

Andréa Santana disse...

Marly,
esse bolo parece uma torta, a cor ficou maravilhosa, receita nota 10 amei!

Bjs, feliz domingo!

Liliane de Paula disse...

O aspecto está lindo.
Não sou fã de bolos e doces. Bem que queria ser. Ou estou bem assim, sem ser.
Mas é interessante um bolo sem farinha de trigo.
E cacau, uso o da Garoto que é parcialmente desengordurado e sem açúcar.
Acredita que na cx não tem escrito a % de cacau?

Evanir disse...

Bom Dia Amada.
Eu nunca vi e estou levando essa receita tenho certeza é apetitoso
esse bolo sem o uso tradicional da farinha.
Um feliz e abençoado Domingo beijos
com carinho,Evanir.

São Ribeiro disse...

Adoro bolos de chocolate sem farinha pois ficam com um sabor a chocolate mais intenso.
Essa fatia esta uma tentação..estou para aqui a babar...
bjs

Anônimo disse...

Hmmm... e fica bem cremoso! Que delicia de bolo de chocolate! Beijos, Paula

Baú de Tendência disse...

Adoro receitas .. já anotei beijos boa semana

sadhia disse...

minha amiga este bolo esta divino mesmo ..parabens bjokas doces

Adriana Balreira disse...

Marly,
Que delicia deve ser esse bolo! Adoro bolo que fica nessa consistencia. Vou tentar fazer qualquer dia lá em casa.
Beijos
Adriana

Bruna Miranda disse...

Marly obrigada pela visita!! que delicia de sobremesa e simples o que é mais bacana,adorei e estou com água na boca.Bjokass!

Patricia Merella disse...

Querida Marly,que tentação,eu amo este bolo e cá se encontra tanto pré pronto,como já pronto em padarias,se chama por cá fondue de chocolat,mas nunca fiz e amei ver a receita em teu blog,logo que fizer e aviso.Pois é,lembrei muito de ti no museu do chocolate lá em Colonia,pois estava a acontecer um workshop de chocolate ao vivo,sem falar nas tartes Alemas que tem no cafe do museu,amiga,mil desculpa pelo sumiço,verão ferias das crianças e eu e desdobrando co os dois trabalhos,lina noite,beijihos

Prata da casa disse...

Hummm,este bolo é de deixar qualquer um a babar!!! Cheinhos de chocolate é uma verdadeira perdição. Adorei.
Bjn,amiga
Márcia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

MArly,
Ainda não tive a oportunidade de provar um bolo desses.
Preciso fazê-lo rapidinho.
Espero que seu marido já esteja bom, assim como sua irmã.
Beijos.

Unknown disse...

Menina do Céu! O que é esse bolo molhadinho do jeito que eu gosto! Rsrsrs....
Beijocas doces!

Zizi Santos disse...

Menina, que delícia é essa?
super requintado!
bj
Zizi

Jussara Neves Rezende disse...

Hummm... o comentário "puro chocolate em forma de bolo" me conquistou... rs
Seu marido já está melhor? Faça com que ele mantenha o repouso até estar realmente recuperado. E a sua irmã tb!
Abraço!

Lili disse...

'delícia, delícia... assim vc me mata!'

Crb disse...

Ola. Conheci seu blog hoje e vi varias receitas. Entretanto a maioria delas usa xicaras como medida. Uma xicara pode mudar bastante de uma casa para outra. Queria a receita em gramas. Voce tem como passar?

Marly disse...

Olá, Crb,

Bem vinda! Desculpe o atraso da resposta, eu me encontro adoentada (gripe forte), rsrs. Como é registrado acima, a xícara usada é sempre a de 240 ml. Sempre que possível eu passo receitas em gramas, mas muitas pessoas não possuem balança.

Um abeaço

Pin It button on image hover