domingo, 10 de novembro de 2013

7º Bookcrossing blogueiro e Pequena reflexão sobre a leitura



 

Olá, para todos! Antes de mais nada,  quero agradecer – do fundo do coração – a presença e comentário carinhoso, das pessoas que vieram celebrar comigo o 5º aniversário do blog.  Muitíssimo obrigada a todas, vocês aqueceram o meu coração e renovaram as minhas esperanças,  rsrs.

 
Bem, com este post quero registrar a minha participação na 7ª edição do bookcrossing blogueiro, evento organizado pela querida Luma, do blog Luz de Luma. Esta edição começou no dia oito e vai até o próximo dia 16, portanto, se você desejar participar dela, ainda dá tempo!
Apesar do meu forte apego aos meus livros, sou uma entusiasta do repasse dos mesmos, embora, para ser sincera, sempre conserve muitos comigo. Caso eu goste demais de um livro, a ponto mesmo de não suportar a idéia de doá-lo, compro outro igual para este fim. Doo livros porque os benefícios que a leitura traz são incontáveis. Para além daqueles que sempre nos vêm à mente, ou seja, de nos transportar para outros mundos, nos fazer conhecer outras vidas, penetrar em outras realidades, analisar outros pontos de vistas, etc. a leitura também propicia:   

·       1 - Conhecimentos: Já que é através dela que aprendemos e agregamos     novas informações
·       2 - Redução do estresse, pois o momento de leitura é um momento de distração e relaxamento 
·       3 -  Expansão do vocabulário e melhora da escrita
·       4 -  Estimulação Mental, que, além de melhorar as capacidades da mente,  ajuda a prevenir doenças, como o mal de Alzheimer.
·       5 - Melhora da memória
·       6 -  Melhora da capacidade de análises das situações e problemas
·       7 -  Melhora do foco

      Os livros a serem "esquecidos" nesta edição, são:  

     O adolescente por ele mesmo, de Tania Zagury 
     3 volumes da "autobiografia" do rei Henrique VIII, de Margaret George 
     O amante, de Marguerite Duras 
 
O adolescente por ele mesmo é a compilação de entrevistas feitas com vários jovens, que falam sobre os diversos assuntos da vida. É um livro interessante e muito útil, a quem queira saber das verdadeiras opiniões dos adolescentes.

A "autobiografia" do rei Henrique VIII é interessantíssima. Li estes livros há muitos anos (não eram os volumes da foto) e eles transportaram-me ao século 16. Acompanhei o rei, desde menino, estive depois em sua corte e vivi as paixões e intrigas que ele viveu. Fui Catarina de Aragão, Ana Bolena, Jane Seymor, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr, as seis esposas que ele teve. Vivi a glória e desgraça de cada uma delas. Fui também seus filhos, ministros e desafetos. Testemunhei grandezas e vilezas, e fiquei para sempre com a impressão de que Henrique VIII tinha alguma doença mental, rsrs.  Se você gostou da série 'The Tudors'  (da qual, infelizmente ainda não vi sequer um capítulo) que é ainda levada ao ar em canais da TV paga, irá gostar muito mais destes livros.
O Amante, de Marguerite Duras foi transformado em filme em 1992. Livro e filme são bons.

 Você quer saber como participar, ou como se faz o repasse de livros no bookcrossing? Vá lá no blog da Luma que ela explica tudo!




11 comentários:

Unknown disse...

Legal isso. Eu tenho alguns livros aqui mas a grande maioria didáticos da época da faculdade. Livro de história eu tenho muito pouco. Vou dar uma espreitada lá.

Bjim!

chica disse...

Coisa boa e quem achou deve ter ficado feliz!beijos,chica

Liliane de Paula disse...

Tenho um apego imensurável pelos meus livros. Não tenho coragem de deixa-los por aí. Não tenho mesmo. E nem quero ter.
Assisti ao seriado The Tudors. Muito bom.
O Amante-Marguerite Duras, é muito bom.
1º li o livro. O filme veio depois, para mim.

Unknown disse...

muito boa ideia. ler é bom demais.

www.umdiasereichef.blogspot.com

Lucinha disse...

Marly,

Não é fácil desapegar dos livros. Ainda mais se não tivermos certeza que eles serão lidos e bem cuidados.
Achei legal a forma que você colocou sobre comprar outro exemplar pra liberar. Tenho um livro que acho que será muito difícil eu me desapegar dele. Então, pretendo fazer o mesmo.
Uma linda semana! Beijos

Prata da casa disse...

Olá Marly: esta é uma iniciativa louvável e meritória, embora não consiga separa-me dos meus. Aqueles que compro ( e são umas boas centenas!!!) são dos meus autores favoritos e costumo lê-los vezes sem conta. No entanto admiro a iniciativa, como já disse.
Bjn
Márcia

Melissa Alves disse...

Muita boa essa ação. Atualmente não tenho nenhum livro para doar, doei todos uns anos atrás quando me mudei. Hoje só estou com uns 10, mas esses não dou, não vendo e não empresto rsrs. São livros da Agatha Christie que eram do meu pai e A Menina que Roubava Livros, todos muito queridos para mim...

Beijos!

Suzana Martins disse...

Eu quero achar esses livros!! Eu preciso achá-los... rsrs....

Parabéns pela sua participação!!

Abraços

Jussara Neves Rezende disse...

Este ano queria ter me organizado para participar do bookcrossing, mas estou toda atrapalhada aqui e não deu. Costumo vez por outra doar livros que sei que não voltarei a utilizar. Isso, entretanto, não é fácil para mim. Quando eu amo um livro, quero tê-lo ao meu alcance.
Quem achou seus livros deve ter ficado feliz!
Parabéns pelo niver do blog! Parabéns mesmo! Tanto tempo e tanta qualidade não se encontram juntos com facilidade. Semana passada eu não pude postar e quase desisti do minas :/
Ao resenhar A LOUCA DA CASA pensei em vc. Acredito que vai gostar... ;)

Gina disse...

Marly, maravilha de participação!
Depois que me integrei ao Book Crossing Blogueiro, não consegui parar mais. Acho fantástico!
Bjs.

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
O desapego é um exercício diário e o sentimento de posse pode nos fazer sofrer muito. Ele passa a ser um estilo de vida mais apegado as coisas simples.
Eu compro muitos livros e as minhas amigas também. Emprestamos umas as outras e todas nós, depois que todas lêem saimos para fazer o bookcrossing. É bem legal e temos muitas histórias para contar!
Assisti o filme "O Amante" e apesar de monótono, é puro lirismo até mesmo em cenas mais ousadas.
A Tânia Zagury participou do 6º Bookcrossing... até esqueci de chamá-la. O Marido dela foi meu médico por um tempo e ficamos amigas.
Adoro biografias históricas. Ficaria feliz em encontrar esse livro!!
:)
Beijus,

Pin It button on image hover